Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility
Foto de arquivo | Créditos: Depositphotos

Um programa de promoção de competências de linguagem para a leitura e escrita está a ser desenvolvido pela Câmara de Albufeira, nas escolas públicas do concelho. 

O objetivo é «intervir preventivamente, para que todas as crianças consigam alcançar o sucesso escolar», explica a Câmara Municipal.

Por isso, o projeto baseia-se na necessidade sentida pelos especialistas da área em treinar a «consciência fonológica» dos alunos, logo a partir dos primeiros anos de ensino, ou seja antes e durante a aprendizagem do abecedário.

A iniciativa, que teve início no ano letivo de 2016/2017, em três estabelecimentos do ensino pré-escolar do concelho de Albufeira, nomeadamente nos Jardins de Infância dos Caliços, Ferreiras e Guia, irá, este ano, ter continuidade com início previsto ainda durante Janeiro.

José Carlos Rolo, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira e vereador responsável pelo pelouro da Educação, refere que o programa surgiu na sequência do crescente número de crianças encaminhadas pelas escolas do concelho para o serviço de Terapia da Fala da Divisão de Educação e Ação Social do Município, por revelarem dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita.

O vice-presidente destaca que «se trata de um programa estruturado que aposta numa atuação preventiva, desde os primeiros anos de ensino, o que contribui para o crescimento linguístico das crianças, esbatendo as assimetrias e proporcionando as bases para um futuro sucesso escolar».

Com a implementação desta medida, também se pretende levar aos docentes do concelho um conjunto de ferramentas práticas e úteis, para que também possam alargar a sua atuação nesta área, em práticas diárias.

As dificuldades na linguagem escrita estão relacionadas com alterações ao nível da fala ou linguagem, mais especificamente na área da «consciência fonológica», refere a terapeuta da fala do Município, responsável pela implementação e acompanhamento do projeto.

«As alterações ao nível da comunicação, fala ou linguagem, em crianças em idade pré-escolar, são problemas que podem ocorrer e que frequentemente são subvalorizados ou tardiamente reconhecidos, representando um risco significativo no que respeita às dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita».

Por isso se torna importante que nesta fase haja um processo de reflexão sobre a oralidade e o treino da capacidade de segmentação da cadeia da fala, uma vez que as crianças em idade pré-escolar devem já revelar algumas  competências, como segmentar as frases em palavras e as palavras em sílabas.

sulinformacao

Também poderá gostar

dislexia|prof alexandra reis investigação dislexia ualg

Entender a dislexia em adultos é “missão” de investigadores algarvios

Grupo de Neurociências Cognitivas de centro de investigação da Universidade do Algarve quer perceber
Crianças de Lagoa no Zoomarine

Criatividade no Carnaval leva crianças de Lagoa ao Zoomarine

Uma turma do 1º ano da escola do 1º ciclo do agrupamento Padre António

Finalistas Albufeira diplomas

Finalistas do Secundário de Albufeira festejam final do ano com diplomas, jantar e baile

Alunos finalistas do Ensino Secundário de Albufeira assinalaram a conclusão deste ciclo de ensino