A Direção Regional de Educação do Algarve distinguiu todos os 16 estabelecimentos de Pré-escolar ao 2º e 3º Ciclos de Ensino do município de Portimão que, no ano letivo 2010/2011, participaram no Projeto Escola Ativa, uma iniciativa que visa fomentar a atividade física e os hábitos saudáveis para contrariar a obesidade infantil.
Desse modo foram abrangidas 4228 crianças, em resultado do compromisso assumido no início do ano letivo entre os serviços de Educação e Desporto da Câmara de Portimão e os diretores dos Agrupamentos escolares existentes no município, tendo sido largamente ultrapassado o número de turmas envolvidas em 2009/2010, que passaram de 112 para 192.
Assim, depois de cinco galardões Bronze atribuídos no ano letivo 2009/2010, as escolas de Portimão obtiveram este ano sete bandeiras Bronze, cinco Prata, duas Ouro (EB1 da Mexilhoeira Grande e Jardim de Infância da Figueira) e duas Platina, entre as seis bandeiras a nível regional, que distinguiram a EB1 de Alvor e o Jardim de Infância de Alvor.
Em termos globais, 143 escolas da região receberam material desportivo e a atribuição de uma bandeira de platina, ouro, prata ou bronze, de acordo com a pontuação obtida, tendo em conta as ações e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo.
A partir de 2010/2011 entra em funcionamento a Plataforma Escola Ativa na internet, que irá funcionar como instrumento de monitorização e ligação entre os vários agrupamentos, escolas e professores envolvidos no projeto.
Segundo estudos do Sistema Europeu de Vigilância Nutricional Infantil da Organização Mundial da Saúde, a prevalência de obesidade infantil no Algarve desceu mais de 14 pontos percentuais de 2006 a 2008, colocando a região com a taxa mais baixa em termos de excesso de peso, pré-obesidade e obesidade face às restantes regiões do país.
O Projeto Escola Ativa surgiu no âmbito do Programa Regional de Combate à Obesidade Infantil na Região do Algarve através da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve, foi implementado pela Direção Regional de Educação do Algarve, pela Direção Regional do Algarve do Instituto do Desporto de Portugal, pela Administração Regional de Saúde do Algarve e pelas 16 autarquias da região, e consiste num conceito integrado de promoção e adesão à atividade física e desportiva, sensibilizando a comunidade educativa para a problemática do sedentarismo infantil.