O projeto «U CAN», promovido pelo Programa Escolhas, vai dar 50 bolsas de estudo, com um valor máximo de 1500 euros, a jovens universitários carenciados até aos 24 anos, e os estudantes da Universidade do Algarve (UAlg) podem vir a ser contemplados. O período de inscrições decorre de 7 a 30 de Novembro.
Estas bolsas querem tanto abranger «jovens descendentes de imigrantes e refugiados», como «outros que jovens que se encontrem numa situação socioeconómica vulnerável», diz o Alto Comissariado para as Migrações, promotor desta iniciativa.
O objetivo é sempre «evitar o abandono neste ciclo de estudo». O montante dado aos contemplados com bolsa pode ver a utilizado «despesas com propinas, material escolar e deslocações em transporte público».
Além da bolsa de estudo, o «U CAN» garante um apoio aos jovens, através da dinamização de uma Rede de Mentores, sendo um objetivo central do projeto o acompanhamento de cada bolseiro, por uma pessoa com formação superior, que o apoie no seu percurso académico e pessoal.
No total das duas edições anteriores do projeto «U CAN», foram atribuídas 96 bolsas, com 94 bolseiros a obter bom aproveitamento escolar na maioria das disciplinas, e estiveram envolvidos 66 mentores.
Quem se quiser candidatar a esta bolsa de estudo pode fazê-lo aqui e enviar por e-mail para escolhas@programaescolhas.pt ou submeter por correio para Programa Escolhas, Rua dos Anjos, N.o 66, 3 andar, 1150-039 Lisboa.