Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Proteção Civil de AlbufeiraO Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira está a promover, desde hoje, ações de sensibilização e prevenção nas escolas do concelho, destinadas a implementar rotinas e comportamentos adequados em situações de emergência. O projeto vai envolver, segundo a Câmara de Albufeira, aproximadamente 2 mil crianças.

Até ao dia 3 de março, os funcionários do Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira, acompanhados pelos Bombeiros Voluntários de Albufeira, Guarda Nacional Republicana e elementos da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Silves e Albufeira irão visitar todas as escolas do 1º Ciclo do concelho.

A iniciativa tem o objetivo de «sensibilizar e preparar a comunidade educativa para as medidas corretas a adotar em caso de acidentes e catástrofes».

Este projeto teve início em 2014 e «recorre a uma metodologia que aborda diferentes temáticas em função do ano de escolaridade dos participantes». Os mais pequeninos (1º ano) trabalham o tema “À Descoberta da tua Segurança”, que pretende sensibilizar as crianças sobre a forma de reagir numa situação de emergência e como proceder em caso de sismo, tornado e incêndio.

Já os alunos do 2º e 3º ano participam na ação “Nós e os Riscos”, «uma forma divertida de aprender medidas de prevenção e autoproteção, nomeadamente quando ocorrem catástrofes como inundações, terramotos e incêndios».

Aos mais crescidos (4º ano) é-lhes atribuída a missão “O Primeiro Socorrista” que permite adquirir os conhecimentos necessários para prestar os primeiros socorros.

No final das apresentações toda a comunidade escolar participa num Simulacro de Evacuação de Incêndio ou Sismo, com vista a testar os conhecimentos adquiridos.

Com este projeto a Autarquia, através das diferentes entidades responsáveis pela Proteção Civil no concelho, pretende «desenvolver um conjunto de rotinas destinadas a ensinar os mais pequeninos a atuar de forma eficaz face a cenários de emergência».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Desidério Silva diz que «é preciso fazer alguma coisa imediatamente» para parar violência na Oura

Os desacatos que têm sido noticiados nos últimos dias, na Oura, em Albufeira, são

Sul Informação

Albufeira: Jovem de 18 anos detido depois de roubar telemóvel a turista

Um jovem de 18 anos que roubou um telemóvel a um turista, por esticão,

Sul Informação

Jovens de Silves debateram bullying, igualdade de género e crise dos refugiados

  Os alunos das turmas do 3º ao 5º ano das escolas EB1 de