O programa da Queima das Fitas dos alunos do Instituto Superior Manuel Teixeira Gomes (ISMAT) culmina este sábado, dia 23, às 9h00, com a bênção dos finalistas na Igreja Matriz de Portimão.
A bênção dos finalistas, uma cerimónia religiosa e celebrada na semana da Queima das Fitas, tem como objetivo principal «assinalar o fim do curso e desejar boa sorte para o futuro profissional do estudante finalista», salienta a Comissão de Estudantes do ISMAT.
«Trata-se de uma cerimónia com a presença dos familiares e as pessoas mais próximas dos finalistas, onde estes envergam os trajes académicos com as pastas e fitas das cores do curso e do Instituto», acrescenta a CE.
Assim, este sábado, os estudantes finalistas do ISMAT, em Portimão, «comemoram, num evento especial, carregado de simbolismo e tradição, o fim das suas licenciaturas, o terminus do seu percurso académico e o marco do início do seu trajecto profissional».
Hora e meia depois, no Jardim 1º de Dezembro, frente ao TEMPO, para onde os alunos se dirigirão em cortejo, terá lugar a Queima das Fitas, antecedida da atuação da IsmaTuna.
Às 19h00, haverá o jantar de gala, para os jovens (e menos jovens) finalistas e suas famílias, com música ao vivo assegurada por «Mo Groove Duo», num restaurante da Praia da Rocha.
Em jeito de after party, a Festa dos Veteranos do ISMAT começa à meia noite no Moonlight, também na Praia da Rocha, para, às 2h30, no Seven, a Queima terminar com os sets do Dj SonicBlast.
Na noite de hoje, sexta-feira, dia 22, às 21h30, haverá ainda baile com Estela Vieira, no Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha.
A Queima das Fitas do ISMAT, promovida pelo Conselho de Estudantes, tem como parceiros o próprio Instituto Superior, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia de Portimão, a rádio Alvor FM, o jornal Sul Informação, a IsmaTuna, o Conselho de Veteranos do ISMAT, a Socialgar, a Escola Profissional Gil Eanes e ainda o Clube Desportivo e Recreativo da Pedra Mourinha.