Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

 frigorifico solarA American Society of Heating, Refrigerating and Air-conditioning Engineering (ASHRAE) vai financiar o projeto e a construção de um sistema frigorífico solar laboratorial na Universidade do Algarve (UAlg).

Segundo explica a UAlg, «o projeto, iniciado há muitos anos, integra-se na área da energia e do ambiente e permite desenvolver sistemas frigoríficos e de ar-condicionado mais ecológicos, obtendo frio através da radiação solar».

Este financiamento, atribuído à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve e à Delegação Regional da ASHRAE Students em Faro (instalada na mesma Faculdade), com o apoio da ASHRAE Portugal Chapter, permite, segundo a academia algarvia, «quer a melhoria das condições de investigação numa perspetiva de climatização ambiental mais ecológica, quer a melhoria das condições de ensino nestas áreas, nomeadamente para os alunos do mestrado integrado em Engenharia do Ambiente e do mestrado em Energias Renováveis e, também, para os alunos de doutoramento na área da Energia».

«A originalidade do projeto, coordenado por Eusébio Conceição, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia, e dos métodos aplicados na construção deste equipamento estão a permitir o desenvolvimento de mais patentes nesta área», acrescenta a Universidade do Algarve.

Para além do desenvolvimento do protótipo experimental do frigorífico solar laboratorial, baseado no ciclo amoníaco-água, que contou com o apoio dos Serviços Técnicos da Universidade do Algarve, de várias empresas locais e de universidades estrangeiras, estão ainda a ser desenvolvidos sistemas de ar condicionado aplicados a edifícios com topologia complexa.

O projeto agora desenvolvido, iniciado anteriormente pela equipa, «já está a ter uma continuidade com empresas locais, contando também com apoio de empresas e universidades estrangeiras, na aplicação destes sistemas mais ecológicos em edifícios», revela a UAlg.

Devido à originalidade do projeto, a própria ASHRAE Students norte-americana financiou a deslocação de duas alunas do mestrado integrado em Engenharia do Ambiente para apresentar o projeto na “2016 ASHRAE Winter Conference”, que teve lugar em Orlando.

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de

Sul Informação

Estudantes descobrem como transformar resíduo do queijo e “fruta feia” em ecobebidas

O objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos