Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Trabalhos de investigação e projetos bem-sucedidos de promoção e apoio ao desenvolvimento local e territorial podem habilitar-se a ganhar o «Prémio Internacional de Desenvolvimento Local», cujo período de candidaturas decorre até 15 de Abril.

Este prémio visa «encorajar académicos, especialistas, jovens investigadores, instituições públicas, atores privados e empresas a reforçarem a atenção que dedicam às políticas de desenvolvimento territorial, aos instrumentos e processos de análise e a melhorarem a capacidade de diagnóstico, comparando-os em termos internacionais», segundo a Universidade do Algarve, que é um dos promotores do prémio, através do seu Centro de Investigação sobre o Espaço e as Organizações (CIEO), em conjunto com o Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e o Centro de Investigação sobre a Internacionalização das Economias Locais (CRIEL) da Universidade de Insubria (Itália).

Foi, de resto, nesta última instituição que nasceu a ideia de atribuir este galardão, que vai para a sua 4ª edição. A iniciativa partiu do professor Gioacchino Garofoli da Universidade de Insubria, «reputado economista regional e um dos grandes promotores do ressurgimento internacional dos estudos sobre os distritos industriais e sistemas produtivos locais na década de 1990».

«As candidaturas ao prémio estão divididas em quatro secções principais. Poderão concorrer: investigadores e/ou especialistas que tenham produzido um ensaio relevante publicado nos últimos três anos; jovens investigadores que tenham concluído e discutido a tese de doutoramento nos últimos três anos; territórios que se destaquem por ações inovadoras, essenciais para a sua transformação económica e social; e empresas, singulares ou associadas que conduzam o seu caminho numa lógica de responsabilidade territorial», precisou a universidade algarvia.

Informações completas sobre como submeter as candidaturas podem ser encontradas no site da iniciativa, ou solicitadas pelo email de Hugo Pinto, investigador responsável, hpinto@ces.uc.pt.

A cerimónia de entrega do prémio será parte integrante da Conferência Internacional de Desenvolvimento Local, que se realizará em Maio, na Universidade do Algarve.

O «Prémio Internacional de Desenvolvimento Local» também conta com o apoio da CCDR Algarve, através do Programa Operacional CrescAlgarve 2020, da Fundação para a Ciência e Tecnologia, da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, da Unidade de Monitorização de Políticas Públicas, da Universidade de Évora, da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional, do Município de Faro, entre outras entidades nacionais e internacionais.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Candidaturas para os TeSP da Universidade do Algarve estão abertas

As candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) da Universidade do Algarve

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de

Sul Informação

Estudantes descobrem como transformar resíduo do queijo e “fruta feia” em ecobebidas

O objetivo de transformar subprodutos das indústrias de queijo e hortofrutícola em alimentos saudáveis