A Universidade do Algarve (UAlg) alcançou a classificação máxima (“Muito Bom”) em cinco indicadores do ranking internacional U-Multirank, acabado de divulgar: spin-offs (transferência de tecnologia), “Pós-Doutorados” (investigação), “Interdisciplinaridade das publicações” (investigação), “Publicações internacionais conjuntas” (internacionalização) e “Mobilidade de estudantes” (internacionalização).
O ranking em causa compara mais de 1500 universidades a nível mundial, tendo como base cinco critérios de desempenho: “Ensino” (Teaching and Learning), “Investigação” (Research), “Transferência de Tecnologia” (Knowledge Transfer), “Internacionalização” (International Orientation) e “Ligação à sociedade” (Regional Engagement).
Comparando com o ano anterior, a UAlg aumentou de nove para 13 o número de indicadores com classificações A (Muito Bom) e B (Bom). Os principais progressos concentraram-se em indicadores relacionados com “Investigação” e “Internacionalização”.
Na “Investigação” registaram-se melhorias nos indicadores “Interdisciplinaridade das publicações”, “Taxa de citações”, com classificação B, “Publicações mais citadas” (B) e “Financiamento externo” (B).
Já na dimensão “Internacionalização” houve melhores resultados na “Mobilidade de estudantes” e “Mestrados lecionados em inglês” (B).
«A investigação, a transferência de tecnologia e a internacionalização, por serem fundamentais e estruturantes de uma universidade inovadora, têm sido algumas das apostas mais decisivas da Universidade do Algarve», diz a academia algarvia.
Para António Branco, reitor da UAlg, «estes resultados do Multirank vêm confirmar que a instituição está no bom caminho, incentivando-a a prossegui-lo de forma ainda mais determinada.»
Cada universidade é classificada tendo em conta um total de 30 indicadores, que podem ser consultados aqui.