Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O primeiro reitor da Universidade do Algarve vai inspirar o novo Prémio Manuel Gomes Guerreiro, que vai ser apresentado na quinta-feira, às 15h00, no Auditório Verde do Campus de Gambelas da UAlg, em Faro.

Com a criação deste galardão, a universidade algarvia pretende «homenagear o ilustre professor e investigador, primeiro reitor da Universidade do Algarve, na comemoração do centenário do seu nascimento».

Na sessão de quinta-feira, além da apresentação do prémio, a cargo do reitor da UAlg Paulo Águas e dos presidentes das Câmaras de Loulé e Faro, Vítor Aleixo e Rogério Bacalhau, respetivamente, também será prestado um tributo a Manuel Gomes Guerreiro, pelas vozes dos professores catedráticos do Instituto Superior de Agronomia Raul Sardinha e Carlos Portas, e de João Guerreiro, antigo reitor da universidade algarvia e filho do homenageado.

Na mesma ocasião será apresentado o programa das comemorações do 40º aniversário da UAlg, que se assinala em 2019, e promovida a conferência “O Ambiente, o Crescimento Económico e a Tecnologia”, cujo orador convidado é Filipe Duarte Santos, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável.
A sessão contará, igualmente, com a presença do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural Miguel Freitas.

Sobre Manuel Gomes Guerreiro:

Nasceu no sítio das Vargens da freguesia de Querença no ano de 1919. Foi engenheiro silvicultor, a partir de 1943.

Ingressou nesse mesmo ano na Estação de Experimentação Florestal do Sobreiro, instalada em Alcobaça, e dirigida pela figura prestigiosa de Joaquim Vieira Natividade, tendo-se dedicado especialmente aos estudos das ecologias de algumas espécies da flora florestal portuguesa, nomeadamente dos géneros Populus, Castanea e Quercus.

Em 1967 prestou provas para professor agregado e mais tarde para professor extraordinário da Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. A partir da Universidade de Luanda, onde se encontrava em comissão de serviço, foi aprovado, por unanimidade, em 1968, para professor catedrático.

Foi investigador e depois diretor do Instituto de Investigação Científica de Moçambique, a partir de 1958, e mais tarde, em Angola, diretor dos cursos de Agronomia e de Silvicultura, tendo exercido as funções de vice-reitor da Universidade de Luanda a partir de 1972. Tomou posse, em Janeiro de 1974, como vogal da Comissão Instaladora da Universidade de Évora, tendo sido transferido mais tarde, a seu pedido, para a Universidade Nova de Lisboa, onde foi responsável pelo Departamento de Ciências do Ambiente.

Em 1979 foi designado presidente da Comissão Instaladora da Universidade do Algarve, tendo-se tornado o seu primeiro Reitor em 1982, funções que deixou de exercer, a seu pedido, em 1986.

Foi secretário de estado do Ambiente no primeiro governo constitucional nos anos de 1976 e 1977.

Depois de jubilado, em 1989, ingressou, por convite, nos quadros diretivos da Universidade Internacional, tendo sido, pouco tempos depois, eleito vice-reitor da mesma instituição de ensino superior.

É autor de vasta bibliografia, especialmente nos domínios da Silvicultura, da Ecologia e do Ensino.

Manuel Gomes Guerreiro foi uma das mais destacadas figuras do Algarve do século XX, não só como cidadão, mas também como cientista.

Faleceu a 10 de Abril de 2000.

sulinformacao

Também poderá gostar

Protesto precários UAlg contra reavaliação (1)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (4)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (5)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (2)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (3)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (6)|Protesto precários UAlg contra reavaliação (7)

Universidade do Algarve recua na contratação de investigadores precários

Integração de 19 investigadores precários da UAlg, que já havia sido aprovada, será reavaliada
lagos empreendedor

Universidade do Algarve ensina alunos de Lagos a serem empreendedores

Projeto vai acompanhar cerca de 100 alunos
alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve_01|alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve_02|alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve_01

Alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve conquistam o 1º lugar do Concurso Goût de France

Concurso é promovido pela Embaixada de França em Portugal