Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

11406384_411014959091327_2228889078581020454_oA Universidade do Algarve marcou presença no Blue Business Forum, inserido na Blue Week, que terminou este sábado na FIL, em Lisboa. A Academia algarvia apresentou a sua oferta formativa e as principais competências ao nível da investigação científica, da transferência de tecnologia e empreendedorismo, dedicadas ao Mar e o balanço da participação no evento foi positivo.

Para o reitor António Branco, «a visibilidade do trabalho que se faz na UAlg, nesta grande área do mar, é extraordinária» e a participação na feira foi «dirigida, sobretudo, à relação da UAlg com a comunidade».

A difusão dos resultados e das atividades e a criação de contactos para futuras parcerias são alguns dos pontos que levam os vários responsáveis pelos centros de investigação da UAlg a fazerem um balanço positivo da sua presença no Blue Business Forum.

Para Adelino Canário, coordenador do Centro de Ciências do Mar (CCMAR) da UAlg, a participação neste evento «é importante por uma questão estratégica da própria instituição», pois acredita que existe a oportunidade de se mostrar o que se faz e que «há sempre a possibilidade de se encontrarem parcerias inesperadas».

Já Nuno Bicho, coordenador do Interdisciplinary Center of Archaeology and Evolution of Human Behaviour (ICArEHB) da Universidade do Algarve, garante que o centro teve alguns contactos «no sentido de criar ligações e trabalhos com empresas estrangeiras, nomeadamente espanholas, na área da arqueologia subaquática». Este centro de investigação também recebeu a visita do vice-cônsul da Namíbia, interessado na «possibilidade de trabalho conjunto».

Também as várias spin-offs e start-ups, apoiadas pela Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da UAlg (CRIA), que estiveram presentes no certame, consideram que o evento é uma mais-valia para poderem mostrar o seu trabalho e estabelecer contactos, especialmente com o meio empresarial.

Paulo Pedro, responsável pela Caviar Portugal, uma das start-ups vencedoras do concurso “Ideias em Caixa 2010” da UAlg, acredita que a Blue Week «é uma forma de nos mostrarmos e contactarmos quer com fornecedores, quer com potenciais clientes».

Por sua vez, Cristiano Soares, sócio-gerente da MarSensing – Tecnologias Marinhas e Acústica Submarina, uma das spin-offs presentes, considera importante que este evento «se repita regularmente» para que a feira se possa estabelecer e tornar-se num evento de renome.

Durante o Blue Business Forum, o stand da UAlg recebeu várias comitivas oficias, lideradas pelo Primeiro-Ministro, Pedro Passos Coelho, pelo Vice-Primeiro-Ministro, Paulo Portas, pela Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, e no último dia do certame, pelo Ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato.

A UAlg considera que «ao longo destes três dias, a Universidade do Algarve afirmou as suas potencialidades, mostrando que é uma verdadeira Universidade do Mar e dos Oceanos, à escala global».

A Universidade do Algarve fez-se representar no Blue Business Forum pelo Centro de Ciências do Mar (CCMAR), Centro de Investigação Tecnológica do Algarve (CINTAL), Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), Centro Interdisciplinar de Arqueologia e Evolução do Comportamento Humano (ICArEHB), Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia (CRIA), Caviar Portugal, MarSensing – Tecnologias Marinhas e Acústica Submarina, GOBIUS – Comunicação e Ciência e MarAlgarve – Plataforma Mar do Algarve.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Candidaturas para os TeSP da Universidade do Algarve estão abertas

As candidaturas online para os Cursos Técnicos Superiores Profissionais (TeSP) da Universidade do Algarve

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos