Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Universidade do Algarve_reitoria_lowA Universidade do Algarve (UAlg) registou um crescimento de 19% do número de candidatos colocados na 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, consolidando o aumento que já havia registado no ano passado (14%) e afirmando-se como a instituição que mais cresceu entre o conjunto das universidades portuguesas.

De acordo com os resultados da 1ª fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, publicados hoje, verifica-se um crescimento de 11,4% a nível nacional.

Os dados publicados pela Direção Geral do Ensino Superior indicam um aumento de 4290 candidatos (+11,4%) colocados a nível nacional.

Por sua vez, o número de candidatos colocados na Universidade do Algarve passou de 942, em 2014, para 1120, em 2015, a que corresponde um aumento de 19% (+178 alunos).

 

universidade do algarveCursos com a totalidade das vagas ocupadas duplicam

Este aumento associado ao ajustamento da oferta formativa, através de uma redução de 54 vagas (de 1420 em 2014 para 1366 em 2015), permitiu uma diminuição das vagas não ocupadas em 44% (de 481 em 2014, para 270 em 2015).

O número de cursos com a totalidade das vagas ocupadas duplicou, de 12 para 24.

 

Universidade_XV Encontro Nacional de Educação em CiênciasPercentagem de ocupação de vagas iguala média nacional

Já a percentagem de ocupação das vagas colocadas a concurso aumentou 16 pontos percentuais, de 66% para 82%, ficando nos níveis da média nacional, que subiu de 74%, em 2014, para 83%, em 2015.

A progressão da percentagem de ocupação das vagas foi muito idêntica nos dois subsistemas da UAlg: no subsistema universitário, de 75% para 90%; e no subsistema politécnico, de 60% para 76%.

A nível nacional, as Universidades registaram uma percentagem de ocupação das vagas de 94% e os Institutos Politécnicos 67%.

 

Universidade-do-Algarve2Maior crescimento de candidatos 1ª opção a nível nacional

O aumento do número de candidatos 1.ª opção (+ 28%) a cursos da UAlg (de 724 em 2014 para 940 em 2015) acompanhou também o aumento do número de colocados.

Simultaneamente, neste indicador, a UAlg registou o crescimento mais intenso entre o conjunto das universidades.

A nível nacional, o número de candidatos à 1ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior subiu 13,8%, face a 2014.

António Branco, reitor da Universidade do Algarve, congratula-se com “a consolidação do crescimento no número de candidatos colocados na 1ª fase, refletida no segundo ano consecutivo de aumento de novos estudantes, ainda por cima quando ele é acompanhado de um elevado aumento de colocações em 1ª opção”.

O reitor reitera que “a UAlg também proporcionará a estes mais de mil novos estudantes uma formação académica num ambiente de grande proximidade e de bom exemplo da prática da cidadania”.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Universidade do Algarve vai desenvolver projetos em conjunto com a Universidade de Leicester

O Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR), da Universidade do Algarve (UAlg), acaba de

Sul Informação

Equipa do Mestrado em Medicina mostra trabalhos inovadores feitos na UAlg em congresso internacional

Uma equipa do Mestrado Integrado em Medicina da Universidade do Algarve vai mostrar trabalhos

Sul Informação

Vítor Neto é o novo presidente do Conselho Geral da UAlg e quer potenciar contributo da universidade para a região

Vítor Neto, responsável máximo pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, foi