Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

UAL_4949A Universidade do Algarve acolhe, de 24 a 27 de fevereiro, representantes de 15 universidades públicas marroquinas, do Ministério do Ensino Superior de Marrocos e do Gabinete Maghreb da Agência Universitária da Francofonia, com o objetivo de contribuir para garantir a qualidade no ensino superior marroquino, através do reforço de competências próprias em avaliação institucional.

Esta iniciativa associa também a Universidade de Granada (Espanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza (Roménia) e a Escola de Altos Estudos de Namur Liège Luxembourg (Bélgica).

A comitiva foi recebida hoje, às 9h30, pelo reitor António Branco, da Universidade do Algarve. Ainda da parte da manhã foi assinado um protocolo de colaboração entre a UAlg e a Universidade Hassan I, que contou com a presença de Ahmed Nejmddine, reitor da referida instituição de ensino superior marroquina.

UAL_4942O Governo de Marrocos criou recentemente uma Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior justamente para adotar normas de qualidade em linha com os referenciais adotados pelos países europeus.

O programa das jornadas contempla várias iniciativas de reflexão, apresentação das linhas condutoras de formação de especialistas, manual de boas práticas, etc. Esta é uma das quatro jornadas que o projeto prevê realizar ao longo dos dois anos de execução, sendo esta da responsabilidade da Universidade do Algarve.

Com esta iniciativa, pretende-se dar a conhecer os problemas de avaliação da investigação científica e da partilha de conhecimentos, bem como fazer a aproximação aos sistemas de avaliação da investigação em Portugal.

Abordando a estratégia e os mecanismos de avaliação da investigação na União Europeia, pretende-se ainda transmitir às universidades marroquinas (responsáveis, docentes e pessoal dos serviços de avaliação) os problemas e as soluções da avaliação da investigação em uso nas nossas instituições universitárias.

UAL_4943Estas Jornadas, que se realizam no âmbito do Projeto RECET (Reforço das Competências em Avaliação Institucional), com o financiamento do programa Tempus (União Europeia), visam proporcionar um melhor conhecimento entre as universidades marroquinas e a Universidade do Algarve, abrindo caminho a projetos conjuntos de formação e de investigação que permitirão reforçar as relações entre os mundos académicos destes dois países mediterrânicos.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

UAlg lança mestrado na área do desporto com Universidade espanhola

A Universidade do Algarve assinou na terça-feira um protocolo geral de cooperação académica, científica

Sul Informação

Universidade do Algarve abre inscrições de empresas para a “UAlg Careers Fair”

As empresas que queiram participar na “UAlg Careers Fair”, que vai decorrer nos dias

Sul Informação

Ministro diz que haverá reposição de salários no Ensino Superior já em 2016

Os docentes e investigadores das Universidades portuguesas deverão ver os cortes nos seus vencimentos