A Universidade do Algarve acolhe, de 24 a 27 de fevereiro, representantes de 15 universidades públicas marroquinas, do Ministério do Ensino Superior de Marrocos e do Gabinete Maghreb da Agência Universitária da Francofonia, com o objetivo de contribuir para garantir a qualidade no ensino superior marroquino, através do reforço de competências próprias em avaliação institucional.
Esta iniciativa associa também a Universidade de Granada (Espanha), a Universidade Alexandru Ioan Cuza (Roménia) e a Escola de Altos Estudos de Namur Liège Luxembourg (Bélgica).
A comitiva foi recebida hoje, às 9h30, pelo reitor António Branco, da Universidade do Algarve. Ainda da parte da manhã foi assinado um protocolo de colaboração entre a UAlg e a Universidade Hassan I, que contou com a presença de Ahmed Nejmddine, reitor da referida instituição de ensino superior marroquina.
O Governo de Marrocos criou recentemente uma Agência para a Avaliação e Acreditação do Ensino Superior justamente para adotar normas de qualidade em linha com os referenciais adotados pelos países europeus.
O programa das jornadas contempla várias iniciativas de reflexão, apresentação das linhas condutoras de formação de especialistas, manual de boas práticas, etc. Esta é uma das quatro jornadas que o projeto prevê realizar ao longo dos dois anos de execução, sendo esta da responsabilidade da Universidade do Algarve.
Com esta iniciativa, pretende-se dar a conhecer os problemas de avaliação da investigação científica e da partilha de conhecimentos, bem como fazer a aproximação aos sistemas de avaliação da investigação em Portugal.
Abordando a estratégia e os mecanismos de avaliação da investigação na União Europeia, pretende-se ainda transmitir às universidades marroquinas (responsáveis, docentes e pessoal dos serviços de avaliação) os problemas e as soluções da avaliação da investigação em uso nas nossas instituições universitárias.
Estas Jornadas, que se realizam no âmbito do Projeto RECET (Reforço das Competências em Avaliação Institucional), com o financiamento do programa Tempus (União Europeia), visam proporcionar um melhor conhecimento entre as universidades marroquinas e a Universidade do Algarve, abrindo caminho a projetos conjuntos de formação e de investigação que permitirão reforçar as relações entre os mundos académicos destes dois países mediterrânicos.