Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

europhonicaA Rádio Universitária do Algarve (RUA) e a Rádio Universitária do Minho (RUM) participam num projeto pioneiro, que vai juntar rádios universitárias de toda a Europa para debater, no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, temas como cidadania, imigração, emprego, política social, educação, ambiente e economia.

De Setembro deste ano até Fevereiro de 2016, quase uma centena de rádios universitárias marcam presença no Parlamento Europeu, partilhando conhecimentos sobre a União Europeia, através do programa de rádio “Europhonica”.

Todos os meses, uma equipa editorial internacional, composta por jovens de Portugal (RUA FM e RUM), França, Itália, Espanha e Alemanha, vai estar três dias no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, onde vai realizar este programa com a duração de uma hora, transmitido em direto a partir da “Vox Box”. Cada país escolhe os convidados para o programa, que será totalmente na língua nativa das rádios.

A primeira emissão do “Europhonica” é já no próximo dia 9 de Setembro (quarta-feira). Em Portugal, o programa é transmitido em simultâneo às 19h00 na RUA FM (102.7 ou online em www.rua.pt, e na RUM (97.5 ou online em www.rum.pt).

Numa altura em que cada vez mais se debate a união da Europa, o tema escolhido para o programa de estreia, “Europa: A solidariedade entre nações”, trará a debate a situação atual dos refugiados que procuram a Europa como refúgio e contará com a participação dos eurodeputados Carlos Coelho e Liliana Rodrigues.

O objetivo deste projeto é transmitir aos diferentes públicos de rádio um melhor conhecimento das instituições europeias e do que lá é discutido e despoletar nos mesmos o interesse na política europeia.

Durante seis meses, temas como cidadania, imigração, emprego, política social, educação, ambiente e economia vão estar em destaque.

“Europhonica” é uma oportunidade única para promover a cidadania europeia e sensibilizar o público para o trabalho realizado no Parlamento Europeu.

Segundo Daniel Silva, diretor de informação da Rádio Universitária do Minho, “é inevitável dar aos ouvintes um contexto europeu alargado. A RUM e a RUA estão há alguns meses a trabalhar nos programas mensais e consideramos estar a dar um contributo interessante para o “Pensar Europa” que vai marcando os nossos dias. Colocaremos os jovens a questionar os deputados europeus… Isto durante seis meses. Penso que o contributo será interessante”.

Sónia Rosa, coordenadora de produção da RUA FM, acrescenta que a intenção é “educar o nosso público e aproximá-lo da Europa. O facto de Portugal, através da RUA e da RUM, estar nesta lista, dá uma centralidade interessante ao nosso país que caminha, lado a lado, com rádios de Espanha, Itália, França e Alemanha”.

 

Quem são os convidados do primeiro programa?

O eurodeputado Carlos Coelho é, entre outros cargos, membro da Comissão do Mercado Interno e da Proteção dos Consumidores e Membro suplente da Comissão das Liberdades Cívicas, da Justiça e dos Assuntos Internos do Parlamento Europeu.

É autor do relatório da assembleia sobre a revisão de Schengen acordada em 2013. A migração na Europa, tema em foco nos últimos dias, será uma das questões em destaque nesta entrevista.

A eurodeputada Liliana Rodrigues é, entre outros cargos, membro da Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade dos Géneros do PE.

Nesta primeira emissão, a eurodeputada falará sobre “O empoderamento (empowerment) das jovens através da educação na União Europeia”.

 

Programa em direto (áudio e vídeo) em www.europhonica.eu / www.rua.pt / www.rum.pt

 

Próximos programas a partir do Parlamento Europeu (Estrasburgo):
28 de Outubro
25 de Novembro
16 de Dezembro
20 de Janeiro
02 de Fevereiro

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Rui Marques: «É completamente falso que os refugiados recusem vir para Portugal»

«É completamente falso que os refugiados estejam a recusar-se a vir para Portugal», garantiu

Sul Informação

Parlamento Europeu aprovou Orçamento comunitário para 2016

O Parlamento Europeu aprovou o Orçamento comunitário para 2016, no valor de 155 mil

Sul Informação

Jovens “ardinas” algarvios distribuem 3000 jornais da iniciativa World Best News

Portugal vai receber amanhã, dia 11 de setembro, no âmbito do Ano Europeu para