Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

São dez os concelhos do Algarve que têm um lugar no top 100 do ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2017, recentemente publicado. A nível regional, a lista é encabeçada por Lagoa, seguida de perto por Albufeira. São Brás de Alportel completa o pódio, no distrito de Faro.

Este ranking, compilado anualmente pela Ordem dos Contabilistas Certificados, é calculado com base em vários indicadores, que são aplicados aos 308 municípios portugueses do continente. Ao todo, há três categorias: municípios de grande, média e pequena dimensão. No caso do Algarve, não há nenhum de grande dimensão.

Na lista de concelhos médios, Lagoa ocupa o segundo lugar a nível nacional, atrás da Marinha Grande, que é  o líder do ranking, com 1851 pontos em 2 mil possíveis. O município lagoense arrecadou 1625 pontos nos diferentes indicadores avaliados, um pouco mais que os 1605 de Albufeira, o terceiro desta lista, a nível nacional. No top 100, relativo à generalidade dos concelhos, independentemente do seu tamanho, os dois municípios ocupam, respetivamente, a 8ª e 9ª posição.

Já são Brás de Alportel é o 9º a nível nacional, entre os municípios de pequena dimensão (o 1º no Algarve), e ocupa a 24ª posição do top 100, com 1411 pontos.

A nível regional, também estão entre os cem melhores, por esta ordem, Tavira (1399 pontos), Loulé (1303), Lagos (1255), Olhão (1089), Faro (962), Aljezur (960) e Silves (894). Todos eles são de média dimensão, à exceção de Aljezur, que é de dimensão pequena.

sulinformacao

Também poderá gostar

câmara municipal olhão anamadeira

Olhão quer assumir já em 2019 todas as competências descentralizadas pelo Governo

Presidente da Câmara de Olhão considera «positiva» a transferência de competências do Estado Central
Câmara de Portimão_01|Estado de Direito e prevenção da corrupção 5|Índice de Qualidade da Governação Local 6|Acesso e regulação do mercado 4|Eficácia governamental 3|Estabilidade política 2|poder local 1|qualidade da governação local

Portimão é o concelho mais «fraco» do Algarve na governação local

Estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos avaliou Qualidade da Governação Local
Melhores Municipios para Viver 2018

Vila do Bispo e Albufeira vencem prémio “Melhores Municípios para Viver”

Vila do Bispo venceu na categoria Economia, Albufeira foi distinguido na área social