Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O 14º Festival de Música Al-Mutamid vai fechar com concertos em Olhão, no dia 7, e Lagos (8), com Chekara & Media Luna Flamenca, juntando as tradições de Marrocos e de Espanha.

Cinco décadas depois de Abdessadak Chekara fundar um grupo em Tétouan (Marrocos) com o propósito de aproximar as duas margens do Estreito, o seu sobrinho Jalal Chekara, sucessor natural da Orquestra Chekara, continua o seu importante trabalho de fusão entre a música árabe-andalusí e o flamenco.

A música andalusí, ou al-âla, nasceu em Espanha em Córdoba no século IX como um testemunho mais do profundo diálogo entre o sul de Espanha e  o mundo árabe e norte de África.

Jalal Chekara é uma das grandes referências da música tradicional de Marrocos e já colaborou em projetos musicais com nomes consagrados como Michael Nyman, Enrique Morente (considerado o pai do flamenco), Segundo Falcon, Marina Heredia…
Esta será uma oportunidade única de ver em Portugal, nos dias 7 de fevereiro (Auditório Municipal de Olhão) e 8 (Centro Cultural de Lagos) aquele que é a maior referência atual da música árabe andalusí – Jalal Chekara.

Este músico marroquino concebeu um espetáculo num formato exclusivo para o encerramento do 14º Festival de Música al-Mutamid:

Jalal Chekara – Violino e voz
Vicente Gelo – voz e percussão
Tino – Guitarra
Luisa Palicio – Baile flamenco

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às