O Castelo de Silves recebeu 204.864 visitantes em 2014. Este número, que corresponde a um aumento de cerca de 10.000 visitantes em comparação com o ano anterior, vem assim consolidar o posicionamento do Castelo de Silves como um dos monumentos mais visitados da região do Algarve.
Segundo a Câmara de Silves, o monumento contribuiu também, «na sua medida, para o sucesso do desempenho da atividade turística registado em Portugal, naquele que foi reconhecido como o melhor ano de sempre».
Este aumento de 5% face a 2013 acompanha a tendência de crescimento da procura deste Monumento Nacional, registada nos últimos três anos.
A autarquia sublinha ainda que terá «contribuído para um importante incremento da atividade de restauração e alojamento turístico no concelho de Silves».
Para 2015, a Câmara Municipal de Silves tem definido um «conjunto de melhorias no serviço prestado ao visitante e na valorização da experiência de visita à mais notável obra de arquitetura militar que os árabes deixaram entre nós, com mais de mil anos de existência».
Atualmente, o Castelo de Silves tem patente na sua cisterna a exposição “No Caminho do Lince Ibérico”, promovida pela Câmara Municipal de Silves, numa parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
A exposição apresenta uma perspetiva histórica da ocorrência deste animal na Península Ibérica, o seu recente desaparecimento do território português e os esforços que têm vindo a ser realizados para a sua reintrodução em meio natural.
Procura, ainda, dar a conhecer as particularidades morfológicas e comportamentais dos linces, as ameaças, os seus habitats e presas preferenciais.
Além da exposição, o Castelo de Silves disponibiliza um serviço de cafetaria e, na portaria do castelo, um serviço de áudio-guias, que proporciona uma visita completa e interessante do monumento.
O Castelo de Silves encontra-se aberto todos os dias (exceto Dia de Natal e Dia de Ano Novo).