Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Câmara Municipal de Alcoutim assinalou o 60º aniversário da Festa de Alcoutim no Dia do Município, 9 de setembro.

A cerimónia quis homenagear todos os que contribuíram para fazer nascer e crescer a Festa de Alcoutim, que é atualmente uma das mais conhecidas festividades algarvias.

Depois da arruada e hastear da bandeira, na Praça da República, os convidados e público presentes na cerimonia dirigiram-se para junto do busto do Dr. João Francisco Dias, numa homenagem a este médico benemérito e fundador das Festas de Alcoutim.

De regresso à Praça da República, foi apresentada uma resenha histórica sobre a festa e a exposição de rua “Festas de Alcoutim – Recordar é Viver”.

Ilustres convidados – Eng. Gaspar Santos e Sr. José Serafim – partilharam com o público a sua experiência na organização da festa nas décadas de 50 e 60, respetivamente.

Aventuras e dificuldades na organização desta comemoração foram trazidas à memória dos alcoutenejos na voz destes dois convidados, a quem a autarquia também quis homenagear.

Carlos Brito também foi convidado a dissertar, tendo apresentado uma notícia e feito um apelo à comunidade alcouteneja. Ele e os escritores Teresa Rita Lopes e Mário Zambujal pretendem constituir um grupo de reflexão sobre o futuro e as potencialidades do concelho, atuando como uma voz de Alcoutim junto de empresas, comunicação social e outras entidades.

Apelou a toda a comunidade que se juntasse à aspiração deste grupo. O escritor Mário Zambujal também falou sobre o futuro alcoutenejo, referindo que há fundamentalismos ambientais a travar o desenvolvimento de Alcoutim e que “a proteção não pode ser inimiga do desenvolvimento”.

O presidente da Câmara Francisco Amaral encerrou a sessão solene, numa sentida homenagem a todos os que contribuíram para o desenvolvimento das Festas de Alcoutim e em particular aos três nomes perpetuados nesse dia na toponímia da vila – José Maria Mendes Amaral, “de quem tive a honra e o orgulho de ser filho” (professor primário e presidente da Câmara Municipal em Alcoutim), Manuel Serafim (comerciante e benemérito, que procurava ajudar a todos nas dificuldades burocráticas da época, tendo também desempenhado funções autárquicas) e Fernando Lopes Dias (sócio fundador do Grupo Desportivo de Alcoutim, grande mobilizador da juventude alcouteneja na sua época e 1º presidente de Câmara de Alcoutim depois do 25 de Abril de 1974).

Um desfile etnográfico, com membros do TEA (Teatro Experimental de Alcoutim), Grupo Etnográfico do Pereiro e Rancho Folclórico de Martim Longo animou o centro da vila, em memória dos primórdios da Festa de Alcoutim.

A Câmara Municipal de Alcoutim apresentou ainda neste dia a publicação “As Grandiosas Festas de Alcoutim – 60 Anos”, onde se compilou a história desta comemoração.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Alcoutim acolhe concerto de divulgação do Troféu Mundial de Acordeão

A Orquestra de Acordeões da Academia de Música de Lagos vai estar no Espaço

Sul Informação

Jovens canoístas disputaram campeonato nacional em Alcoutim (com fotos)

Mais de 500 atletas com idades entre os 8 e os 16 anos, representando

Sul Informação

Portugal e Espanha insistem na navegabilidade do Guadiana até ao Pomarão

Uma candidatura que visa garantir a navegabilidade do Guadiana até ao Pomarão foi apresentada