Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Obras água Monchique_1A empresa Águas do Algarve vai investir perto de 682 mil euros para ligar os efluentes de Monchique Norte ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve.

A empreitada prevê a execução de obras de construção civil, bem como o fornecimento e montagem de equipamentos metalomecânicos, eletromecânicos, elétricos, automação e instrumentação, de um conjunto de duas estações elevatórias de águas residuais domésticas, três coletores gravíticos e duas e respetivas condutas elevatórias.

Assim, esta intervenção inclui a construção da Estação Elevatória EE1, para recebes os efluentes provenientes da Cruz dos Madeiros e Parque Urbano, bem como da Estação Elevatória EE2, que irá receber os esgotos da Cruz dos Madeiros, Parque Urbano, Urbanização de S. Roque e de algumas habitações existentes no Vale. Ambas serão dotadas de um poço de bombagem compacto e dos vários equipamentos inerentes.

Quanto aos coletores gravíticos, haverá três: o CG1, que conduzirá os afluentes domésticos provenientes da Cruz dos Madeiros e Parque Urbano até à estação elevatória (EE1) e respetiva conduta (CE1), de modo a elevar os efluentes domésticos produzidos nesta bacia até à urbanização de S. Roque. Este troço terá cerca de 645 metros de comprimento, sendo constituído por tubagem em PVC de 200 milímetros de diâmetro.

O CG2 será construído ao longo do Caminho do Vale, recebendo a maioria dos efluentes domésticos da urbanização de S. Roque. Este troço terá cerca de 656 metros de comprimento, com tubagem em PVC de 200 milímetros de diâmetro.

Obras água Monchique_2Por último, o CG3, que terá início na Rua Pé da Cruz, onde afluem os caudais provenientes da CE CE2, estendendo-se ao longo da EN266 e da Estrada Velha. Este troço terá cerca de 785 metros de comprimento, sendo constituído por tubagem em PVC de 315 milímetros de diâmetro.

Haverá igualmente duas condutas elevatórias, a CE1, com início na estação elevatória EE1, a construir a nordeste de Monchique, desenvolvendo-se para oeste e sudoeste, até à urbanização de S. Roque. Este troço terá cerca de 918 metros de comprimento, e será constituído por tubagem em PVC de 125 milímetros de diâmetro.

A CE2 terá início na estação elevatória EE2, a construir no Caminho do Vale, desenvolvendo-se para sudoeste, até à Rua Pé da Cruz. Este troço terá cerca de 325 metros de comprimento, e será constituído por tubagem em PVC de 140 milímetros de diâmetro.

«Com este investimento, ganham as populações envolvidas e ganha o meio ambiente», salienta a empresa Águas do Algarve, em nota de imprensa.

O contrato, no valor de 681.972,47 euros e com um prazo de 240 dias, foi celebrado a 8 de Julho com a empresa Maja SA, tendo a consignação dos trabalhos decorrido a 17 de Agosto.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Situações de incêndio na Serra de Monchique junto ao Parque da Mina «já estão resolvidas»

Os dois alertas de incêndio recebidos ao fim da manhã deste sábado na zona

Sul Informação

Incêndio em Monchique mobiliza 89 bombeiros e dois meios aéreos

Um incêndio em mato, no concelho de Monchique, que deflagrou esta tarde, às 13h02,

Sul Informação

Candidato do PS à Câmara de Monchique promoveu debate sobre desenvolvimento económico

O desenvolvimento económico de Monchique esteve em discussão numa conferência-debate promovida pelo candidato socialista