Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O festival dedicado à observação de aves que teve lugar em Sagres, no passado fim de semana, teve resultados muito positivos, pois, além de 700 participantes, foram avistadas 116 aves.

Enquanto no ano passado tinham sido observadas 105 espécies de aves, em 2011 a fasquia subiu um pouco mais e os participantes encontraram 116 espécies, das quais 16 eram aves de rapina. Também foram avistadas 14 espécies marinhas e observada uma ave bastante rara no Algarve e em Portugal – o Codornizão – por hoje estar quase extinto do território nacional e em vários países europeus.

Para a organização, os resultados foram muito positivos, tendo superado as expetativas e os números da edição de 2010, por isso há motivos mais do que suficientes para ansiar pela terceira edição em 2012.

Segundo os dados avançados esta terça-feira pela organização, «em relação a 2010, o número de visitantes estrangeiros aumentou de forma significativa, tendo havido turistas, que viajaram sozinhos ou em grupos organizados, provenientes de países em que a atividade de birdwatching está bastante desenvolvida, como Suécia, Dinamarca, Reino Unido, Holanda, Alemanha, Estados Unidos da América, Canadá, França e Espanha».

Por sua vez, nesta edição os organizadores conseguiram envolver um maior número de agentes empresariais da região, quer da restauração e alojamento, como da animação turística. O feedback aponta para o facto de todos terem recebido turistas e, nalguns casos, esgotado os serviços que disponibilizaram durante o festival.

No que toca à cobertura mediática e divulgação, o Festival de Observação de Aves de Sagres foi sempre alvo de atenção dos media nacionais, regionais e internacionais, o que levou à presença de jornalistas estrangeiros que agora vão divulgar o evento, num convite antecipado para a edição de 2012, e destacar os valores naturais da região.

Já o número de visitantes chegou aos 700, dos quais uma boa fatia eram estrangeiros. No entanto, houve a adesão de muitos portugueses, de alunos universitários ou de escolas da região, de um grupo sénior, de um grupo de portadores de necessidades educativas especiais e diversos residentes do município que se mostraram interessados na iniciativa. Nos três dias foram realizadas 83 atividades, estando quase todas esgotadas.

Adelino Soares ajuda a libertar ave no Festival de Bidwatching de Sagres

A pensar já na terceira edição, que será em outubro do pŕoximo ano, a organização do Festival de Observação de Sagres, promovido pelo município de Vila do Bispo em parceria com as associações SPEA e Almargem, estão bastante satisfeitas com os resultados.

O evento contou ainda com a parceria do Turismo do Algarve, Turismo de Portugal, do Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade, da Strix – Ambiente e Inovação e da Associação Rias, e teve o apoio da Sagres, Ecoinside e Ubiwhere, Martinhal Resort, Memo Baleeira, Pousadas de Portugal, Navigator ApartHotel, Apartamentos Turísticos 4 Ventos, Apartamentos Sagres Time, Hotel Mira Sagres, Mar Ilimitado, Cape Cruiser, Walk in Sagres e Sagres T-Shirts.

O evento foi co-financiado pelo PO Algarve, no âmbito do projeto Via Algarviana 2 que é liderado pela Associação Almargem.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Mais passageiros, mais dormidas e mais lucros marcam “época baixa” de 2017

A luta contra a sazonalidade no Algarve arrasta-se há muitos anos e os hotéis

Sul Informação

Aljezur quis saber mais sobre o surf e encontrou uma “mina de ouro”

Os surfistas descobriram as praias de Aljezur, invadiram pacificamente o concelho, mas pouco se

Sul Informação

Taxa de ocupação hoteleira no Algarve em Junho foi de 82%

A taxa de ocupação global média, por quarto, em Junho, no Algarve, foi de