Meia tonelada de lixo foi o resultado da ação de limpeza subaquática, que decorreu este domingo, nas praias de Quarteira e Vilamoura.
85 pessoas estiveram envolvidas nesta iniciativa enquadrada no âmbito do Programa Bandeira Azul 2011 e cujo balanço foi, para organização, bastante positivo não só pela quantidade de lixo recolhido – 500 kg – mas também pela sensibilização da comunidade.
Do total recolhido, destacam-se as artes de pesca (cestos e covos), redes, cabos e chumbadas, ferro, alumínio, plástico (sacos, caixas e garrafas), vidro (garrafas), latas, esferovite, madeira, borracha, tecidos (roupas), entre outros.
Estiveram envolvidas nesta ação associações de mergulhadores (OpenWaters e Grupo de Mergulhadores de Quarteira), Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento de Quarteira, Delegação Marítima de Quarteira, Marina de Vilamoura, Corpo de Bombeiros Municipais de Loulé, GNR, Capitania do Porto de Faro, Policia Marítima, Instituto Portuário e dos Transportes Marítimos e Organização (colaboração de várias Divisões da Câmara Municipal de Loulé e Junta de Freguesia de Quarteira).
Presentes estiveram ainda nove barcos cuja função, além de transportar os mergulhadores, foi a de apoiar na recolha dos resíduos.