Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O 9º Encontro Regional de Educação Ambiental do Algarve (9º EREAA), que tem como tema “Educação para a Conservação – O Êxodo em Contexto”, está marcado para 19 a 21 de outubro, no Zoomarine, e já tem as inscrições abertas.

Outubro e migração, duas palavras que andam de mãos dadas do ponto de vista biológico. Mas poderá a migração ser pensada no contexto da educação? Este é o desafio associado à 9ª edição do EREAA.

Segundo a organização, a cargo da associação Almargem, com o apoio do Zoomarine, este encontro pretende marcar uma mudança no horizonte da Educação Ambiental na região do Algarve trazendo, ao longo de três dias de trabalho, novas visões, métodos e abordagens aliadas ao conceito da Educação para a Conservação.

«Em plena época da migração outonal para muitas espécies, esperamos que seja também uma inspiração para o êxodo de alguns dogmas e para a criação de uma experiência inovadora e inspiradora para todos os que participam neste evento», salienta a organização.

A abrir este Encontro, organizado pela Almargem, em parceria com o Zoomarine, vai ser exibido o documentário «Play Again», realizado por Tonje Hessen Schei que tem aqui a sua estreia em Portugal.

O documentário lança um olhar crítico sobre a importância da educação na natureza, numa sociedade em que cada vez mais os jovens passam grande parte do seu tempo em frente do computador e televisão.

Ian Bride, especialista em Antropologia e Conservação da Universidade de Kent (Reino Unido), será o orador responsável pela palestra intitulada «Educação ambiental: uma ferramenta para um fim ou um fim em si mesma», marcada para o segundo dia.

Esta comunicação tem como objetivo incentivar a audiência a encarar o conceito de migração, no contexto do desenvolvimento da Educação Ambiental. Através de uma abordagem às metodologias tradicionais ao tema, reflexões sobre como estas promoveram mudanças na nossa perceção da natureza da aprendizagem e sugestões sobre enquadramentos e possibilidades de como pode ser perspectivada no futuro a Educação Ambiental, formal e não formal.

Também a 20 de outubro, terá lugar o espaço «Diálogos sem rede», um desafio à capacidade de comunicação e criatividade de quem quiser mostrar o seu trabalho à comunidade, que passa por realizar uma comunicação, no tempo máximo de sete minutos, sem recurso a PowerPoint ou tecnologia similar. O EREAA tem prémios para as três apresentações mais originais e inovadoras.

Para o terceiro e último dia do Encontro, estão marcados diversos workshops, nos quais, divididos em grupos, os participantes irão abordar temáticas ambientais pertinentes, de modo a desenvolver ferramentas de comunicação pedagogicamente eficientes.

 

Veja o trailer de «Play Again»:

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Avós e netos de Silves vão passar um «dia diferente» no Zoomarine

A Câmara de Silves vai proporcionar «um dia diferente aos avós e netos» do

Sul Informação

Crianças da Culatra recebem prémios por ilustrações das pradarias marinhas da ilha

As 30 crianças da escola da Ilha da Culatra que participaram num projeto de

Sul Informação

Almargem promove manhã ativa na Lagoa dos Salgados (e não só)

A manhã de sábado, dia 13 de Maio, será bem ativa, na Lagoa dos