Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Um Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) da região do Algarve tem, pela primeira vez, capacidade para atribuir médico de família a todos os seus utentes, anunciou a Administração Regional de Saúde, em nota de imprensa.

Trata-se do ACES Sotavento, que integra os concelhos de Tavira, Alcoutim, Castro Marim e Vila Real de Santo António, cujos residentes têm a partir de agora e pela primeira vez acesso a médico de família.

Segundo a ARS, isto acontece porque o ACES Sotavento «tem neste momento capacidade para atribuir médico de família a todos os utentes inscritos nas diversas unidades que integram os concelhos da sua área de abrangência».

Com trinta e seis médicos de medicina geral e familiar, o ACES Sotavento, em articulação com a Administração Regional de Saúde do Algarve, tem implementado «uma estratégia de reorganização dos serviços e racionalização dos recursos humanos existentes, nomeadamente, médicos e enfermeiros, com vista a assegurar uma prestação de cuidados de saúde eficiente e de qualidade a todos aqueles que necessitem e, simultaneamente, garantir médico de família aos cerca de 60 mil utentes inscritos atualmente no ACES Sotavento», acrescenta a nota de imprensa.

O presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Martins dos Santos, destaca «o empenho da direção executiva do ACES Sotavento, aliado ao profissionalismo e a dedicação de todos os profissionais deste ACES que têm contribuído de forma muito positiva para a melhoria da acessibilidade de todos os utentes da sua área de abrangência aos cuidados de saúde primários».

A ARS Algarve, em articulação com os três ACES da Região (Barlavento, Central e Sotavento), afirma que tem vindo a «tomar as medidas necessárias para colmatar a crónica carência de médicos de família na região do Algarve, quer através da abertura de concursos quer através da reorganização dos serviços, de modo a assegurar que todos os utentes tenham acesso à prestação de cuidados de saúde sempre que necessitem».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Curso de Medicina da Universidade do Algarve ajuda a fixar médicos na região

Oito dos 28 alunos que terminaram o curso de Medicina da Universidade do Algarve,

Sul Informação

Médico morre no segundo dia de trabalho no Centro de Saúde de Monchique

Um médico que começou a trabalhar no Centro de Saúde de Monchique na passada

Sul Informação

Sindicato dos médicos quer «decisões estruturantes» para resolver «situação calamitosa» dos hospitais do Algarve

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM-Algarve) veio a público defender que a «enorme escassez