Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Dieta MediterrânicaA criação de uma pós-graduação em Dieta Mediterrânica, na Universidade do Algarve, já a partir do próximo ano letivo, é «um passo fundamental na consolidação da região como porta-estandarte da classificação de Portugal enquanto Património Imaterial da Humanidade no âmbito da Dieta Mediterrânica», considerou a Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL).

A associação empresarial veio a público elogiar a decisão da universidade algarvia, que considerou «uma resposta prática à necessidade de criar no terreno condições para o máximo aproveitamento da classificação da UNESCO atribuída a Portugal».

«É esta a postura que a ACRAL vem defendendo desde a tomada de posse da atual direção. Uma postura proativa que encontra soluções e as realiza, não se ficando pelo eterno estudo e análise dos problemas e necessidades», segundo o presidente da ACRAL Vítor Guerreiro.

«Vemos esta aposta da universidade como mais um passo que pode efetivamente ser aproveitado a curto / médio prazo pela economia real para valorizar a classificação atribuída pela UNESCO. Considero que o processo de aproveitamento efetivo desta potencialidade continua a dar sinais de fraca consistência, em particular ao nível da comunicação e consciencialização para a mais-valia da classificação e ao nível da ligação entre a distinção atribuída a Portugal e o tecido económico e produtivo, nomeadamente o regional», acrescentou.

Vítor Guerreiro lembrou que a ACRAL também já lançou um projeto nesta área, o «Produto Algarve», que irá incidir nas vertentes de certificação e potenciação da exportação de produtos regionais, «muitos deles representativos das tradições produtivas, transformadoras e de consumo da Dieta Mediterrânica».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Lojas de Faro fazem «Desfile de Moda Solidário» para apoiar Associação Oncológica do Algarve

Um “Desfile de Moda Solidário”, organizado pela Ambifaro, em parceria com a ACRAL- Associação

Sul Informação

Lagoa e Ferragudo já têm um TOMI a fornecer informação interativa

Um TOMI, plataforma digital interativa (portuguesa) criada para quem vive e visita as cidades,

Sul Informação

Universidade do Algarve oferece cursos de Formação sobre Qualidade em Análises

Todos os técnicos de laboratórios de análises clínicas e/ou análises químicas que queiram aprofundar