Ágata vai estar nas festas em honra de Nossa Senhora das Dores que se vão realizar de quinta-feira a domingo, em Monte Gordo.
A cantora é o nome mais sonante de um programa que prevê muita animação musical, incluindo um concerto com o cubano Baby Lores, dança, desporto e, claro, festividades religiosas, das quais se destaca a procissão, o ponto alto das festas, que inclui cortejos em terra e no mar.
Na quinta-feira, a festa é lançada às 15h30 com o habitual torneio de Jogo do Burro da Associaçãod e Pescadores de Monte Gordo. Segue-se a atuação do Grupo Etnográfico Santo António de Arenilha (22h00) e um espetáculo de Dança Flamenca pela Academia de Baile Gracia Diaz (22h45).
Na sexta-feira, às 22h00, sobe ao palco a Academia de Ballet Contemporâneo. Mais tarde, às 22h45, há concerto do músico cubano Baby Lores, percursor na área do reggaeton (estilo musical que tem suas raízes na música latina e caribenha) e responsável pela produção musical de grupos internacionalmente conhecidos como Eddy K, Gente de Zona, Acento Latino ou Orishas.
No sábado, além de diversas atividades a pensar nos mais novos, nomeadamente uam caça ao tesouro (11h00), está agendado um jogo de veteranos entre o Beira Mar e o Campinense. A animação de sábado à noite tem início às 22h00 e está a cargo de Luís Guilherme e do Duo Reflexo.
No dia 11 de Setembro, domingo, há procissão às 17h00. «Marcada por um cariz muito característico, a celebração religiosa percorre o areal da praia de Monte Gordo, sendo acompanhada não só por centenas de fiéis e turistas, mas também pelos barcos de pesca que, com as suas buzinas, anunciam a passagem do cortejo religioso», segundo a Câmara de Vila Real de Santo António.
A festa termina com o concerto de Ágata, que decorrerá às 22h00 de domingo, na zona poente de Monte Gordo, que será seguido de um fogo-de-artifício, marcado para a meia noite, na Avenida Marginal.
As festas em honra de Nossa Senhora das Dores são organizadas pela Câmara Municipal de VRSA e pela Junta de Freguesia de Monte Gordo. Contam com o apoio da VRSA SGU, da Associação de Pescadores Santo António de Arenilha e da Associação de Pesca Artesanal da Baía de Monte Gordo.