A companhia de aviação regular francesa Aigle Azur está disponível para iniciar um conjunto de voos diretos entre Paris e Beja, no quadro de uma parceria muito ativa com o Aeroporto de Beja, revelou a ANA.
O início destes voos terá lugar se o «fluxo de procura que eventualmente venha a resultar da campanha de promoção» que vai ser feita no mercado francês em maio, pela Aigle Azur e pela Agência de Promoção Turística do Alentejo, «apresente resultados que o justifiquem».
A campanha de promoção conjunta terá lugar em França já a partir do próximo mês de maio, envolvendo igualmente um leque restrito de Operadores Turísticos Franceses e uma Destination Management Company (DMC) nacional, visando um aumento substancial da notoriedade do destino turístico Alentejo no mercado francês.
Prevista para 31 semanas, se a campanha der os resultados esperados, a Aigle Azur deverá passar a voar diretamente de Paris para o Aeroporto de Beja, nos meses de julho e agosto.
Essa seria uma situação que muito agradaria à Agência de Promoção do Alentejo, dado que ajudaria a desenvolver aquela infraestrutura aeroportuária que «a ANA tem feito um esforço enorme para viabilizar», salientou Vitor Silva, presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo.
Numa fase inicial, a campanha vai comunicar as facilidades no acesso ao Alentejo via Lisboa, sendo que a Aigle Azur irá bloquear 80 lugares por semana, já a partir de março, para venda de pacotes que incluam sete noites em unidades de alojamento do Alentejo, de onde se espera virem a resultar mais cerca de 16 mil noites, segundo revelou Tiago Martins, delegado da Aigle Azur em Portugal.
Esta promoção conjunta irá ter a duração de 31 semanas e envolverá igualmente a DMC CITUR, responsável pela contratação.
O presidente da Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo, citado pelo jornal Turisver, disse que este seria «um número que nos satisfaria muito», acrescentando que «o mercado francês é já muito importante para a região», uma vez que está em segundo lugar no ranking dos mercados estrangeiros (o primeiro é Espanha).
Os contornos desta colaboração e os diferentes parceiros envolvidos foram apresentados ontem na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).