Será uma forma de distinguir, todos os anos, restaurantes do Algarve que se destaquem pela qualidade que apresentam, a diversos níveis. Mas é, acima de tudo, um incentivo para que a fasquia seja elevada e um contributo para valorizar a oferta turística, na região.
A Associação dos Industriais Hoteleiros e Similares do Algarve (AIHSA) lançou o «Selo de Qualidade Turística», numa sessão que decorreu esta quarta-feira, no Ria Park Hotel, em Vale de Lobo, um galardão que será atribuído a partir de 2015 e é «um projeto inédito em Portugal».
Apesar de focado num setor muito específico, este é um projeto transversal, que conta com a Região de Turismo do Algarve (RTA), a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve (EHTA) e a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve como parceiros.
Estas parcerias permitem levar o projeto a outro nível. Mais do elencar restaurantes de qualidade, este projeto pretende criá-los. Para isso, além de vistorias aos estabelecimentos, a AIHSA, em parceria com a EHTA, proporcionará «formação gratuita», nomeadamente na área da higiene e segurança e do acolhimento.
O «Selo de Qualidade Turística» da AIHSA também contribui para a qualificação de um nicho turístico cada vez mais explorado no Algarve, o da Gastronomia, e para sua divulgação, a nível internacional.
O processo de certificação, o primeiro passo para a atribuição do selo, deverá começar já em novembro, com o levantamento dos restaurantes existentes, seguindo-se uma auditoria.
Na hora de decidir a quem atribuir o selo, as quatro entidades envolvidas no projeto terão em conta, entre outros, «a excelência da gastronomia regional, a segurança e higiene alimentar e o atendimento ao cliente», segundo o presidente da AIHSA Daniel do Adro.
«Queremos, antes de tudo, premiar restaurantes algarvios – no máximo 30, em 2015 – pela excelência do trabalho, serviço, qualidade da comida e apresentação. Este é um projeto inovador em Portugal, mas já existe noutros países da Europa. Acima de tudo, queremos dar um contributo grande, para elevar os níveis de qualidade da restauração no Algarve», resumiu o presidente da AIHSA.
Todos os restaurantes algarvios estão habilitados a ganhar selo
Qualquer restaurante dos 16 concelhos da região está habilitado a ganhar este prémio. «Não é preciso candidatar-se. Nós vamos ter com eles. Mas, é claro, qualquer empresário pode mostrar interesse e contactar-nos para ir ao seu estabelecimento», disse Daniel do Adro.
A auditoria inicial terá um cariz predominantemente pedagógico, já que serve para identificar eventuais problemas e apontar caminhos para os corrigir. «Depois da vistoria, diremos o que é preciso fazer e os restaurantes têm a possibilidade de o corrigir e aceder a formação, gratuita, através da escola de hotelaria. E têm, obviamente, a oportunidade de ganhar o selo», disse.
Da parte da Região de Turismo do Algarve, que tem apostado forte na promoção da gastronomia algarvia, este projeto é visto como uma oportunidade.
«Este é um projeto que pode trazer uma mais valia para a região. A gastronomia é, claramente, um dos produtos de complementaridade que queremos reforçar. E esta ação vai nesse sentido. O que nós precisamos de ter, é ações que somem, para diversificar e complementar os nossos produtos principais: o Sol e Praia e o golfe», considerou o presidente da RTA Desidério Silva, à margem da sessão.
Selo de qualidade vai valorizar a Dieta Mediterrânica
Outro fator que será valorizado, neste processo de certificação, é a gastronomia típica da região e de Portugal de qualidade. Neste campo, abre-se um espaço uma ligação à Dieta Mediterrânica portuguesa, que foi recentemente reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, num processo dirigido por Tavira.
Neste momento, adiantou Daniel do Adro ao Sul Informação, o número de restaurantes algarvios que apostam na Dieta Mediterrânica já atinge «os 75 por cento», segundo um levantamento que a AIHSA está a concluir. Um número que atesta bem a aposta que tem sido feita pela restauração algarvia na diferenciação, através d atradição.
«Os restaurantes que iremos escolher terão, certamente, pratos de Dieta Mediterrânica nas suas ementas. O que nós pretendemos é valorizar os estabelecimentos que apostem na gastronomia típica algarvia e portuguesa», revelou Daniel do Adro.
Embora estes dois projetos sejam «completamente distintos», ainda que complementares – o elo de ligação, na sessão de ontem, foi Jorge Botelho, presidente da AMAL e do município de Tavira – a AIHSA admite contribuir com o que puder para a valorização da Dieta Mediterrânica, «pois é uma candidatura transversal e universal».
«Nós queremos reforçar esse aspeto. Já afirmei que, passado quase um ano da atribuição da distinção, é preciso passar do papel. E é importante que, também no contexto dos restaurantes, possam, também ser produzidas ofertas que tenham a ver com o nosso estilo de vida, com a nossa oferta gastronómica e aquilo que é a Dieta Mediterrânica. Temos de apostar muito nos nossos sabores e saberes», secundou Desidério Silva.