Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Via do Infante_07O Governo decidiu congelar os descontos nas portagens das autoestradas do interior do país e na Via do Infante, depois de ter prometido que estes avançavam até ao Verão, adianta hoje o Jornal de Notícias.

Segundo o JN, fonte do Ministério do Planeamento confirmou que para já é «impossível avançar com datas» para o início dos descontos, acrescentando que a redução do valor das portagens só acontecerá quando «houver condições para o fazer, em simultâneo, em todo o país».

Em 15 de Junho, o primeiro ministro António Costa tinha reafirmado a intenção de reduzir o preço das portagens na Via do Infante e nas demais ex-SCUT «ainda este Verão».

O primeiro-ministro respondia a uma questão que lhe foi feita pelo secretário-geral do PCP durante o debate quinzenal na Assembleia da República, assegurando que a questão da redução das portagens não foi esquecida.

Após garantir que «tomou boa nota da recomendação que foi aprovada na Assembleia da República» no dia 6 de Maio, António Costa adiantou, nessa ocasião, que o ministro das Infraestruturas estava em negociações para que seja possível reduzir as taxas cobradas. «É nesse esforço que estamos concentrados. Esperamos concretizá-lo ainda este Verão», assegurou.

E terão precisamente sido as negociações que atrasaram o processo. É que, segundo o JN, o adiamento da entrada em vigor dos descontos deve-se ao impasse nas negociações com o consórcio que ficou com a concessão da A23, que liga Torres Novas à Guarda. E como o Governo quer avançar «em simultâneo, em todo o país», a Via do Infante e as restantes ex-SCUT acabam por sofrer as consequências do impasse.

Por outro lado, continua sem se saber qual o montante dos descontos a aplicar no preço das portagens, uma vez que também essa matéria resultará das negociações.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Governo anuncia medidas para atenuar insucesso escolar em escola de Santa Bárbara de Nexe

O Governo garante que irá permitir à escola EB1/JI de Santa Bárbara de Nexe

Sul Informação

Ministro da saúde convoca autarcas de São Brás de Alportel para os tranquilizar sobre CMR SUL

Não vão faltar enfermeiros no Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul e

Sul Informação

Fim das portagens na Via do Infante? Ministro pede «paciência às pessoas»

Pedro Marques, ministro do Planeamento e das Infraestruturas, disse, esta quinta-feira, dia 24 de