Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

O Al-Masrah Teatro apresenta o espetáculo pluridisciplinar “Conta-me outros Fados” nos próximos dias 12, 19 e 26 de agosto e 09 setembro, sempre às 22h00, no Hotel Vila Galé Tavira (cidade).

Conta-me outros fados” conta e canta o fado. Não apenas a canção que todos conhecem como fado português, mas alguma da música que tem influências árabes, africanas ou do mundo de expressão ibérica como o Flamenco, o Samba, a Morna ou o Tango, e que cantam o fado como sinónimo de destino ou como uma história de vida.

«Pusemos na mala o canto, a música, a dança e o teatro, para partirmos numa viagem pelas músicas do mundo e de todos nós.
Por isso, silêncio, que se vai cantar os fados!», explica o grupo de teatro profissional que tem sede em Tavira.

“Conta-me Outros Fados” pode contribuir «para estreitar vínculos multiculturais. Promove um olhar para um futuro de convivência harmoniosa por meio de um espetáculo contemporâneo, pluridisciplinar e multicultural, que possui na sua gênese a partilha de experiências e conhecimentos entre artistas portugueses e brasileiros de um olhar sobre as influências árabes, europeias e africanas comuns a vários países de expressão ibérica».

A pluridisciplinariedade deste espetáculo resulta na presença em cena de um músico, um ator, uma cantora e uma bailarina que desenvolvem, individualmente e em parceria e complementariedade com os outros, as diferentes disciplinas artísticas: Música, Canto, Dança e Teatro, sendo que, a dramaticidade, musicalidade e coreograficidade se interligam e estão presentes no trabalho de todos os intervenientes.

«Este espetáculo contribui para aumentar a parca oferta cultural algarvia e contribui para o desenvolvimento do trabalho de diferentes artistas residentes no algarve e que aqui desenvolvem a sua actividade», garantem os promotores.

Esta criação pluridisciplinar contribui também para a «criação e manutenção de diversos públicos, não esquecendo que, como não está dependente da língua portuguesa para ser entendido, pode ser usufruido por público não português desconhecedor da nossa língua e assim dar a conhecer a estrangeiros o trabalho de criação artística portuguesa, contribuindo para aumentar a boa imagem do país».

A Al-Masrah acrescenta ainda que o espetáculo recebeu um convite para integrar as comemorações do dia da Consciência Negra no Brasil, porque a peça demonstra que os vários géneros musicais ali ilustrados que a deplorável história da escravidão negra que esteve na base da economia  dos povos latino americanos, trouxe também a influência da alma africana que através do lundu, ou lundum, está presente na génese do samba, do chorinho, da modinha, do fado, da morna, do tango.

«Atravessando fronteiras no mundo de expressão ibérica acaba sendo essa a influência que nos irmana… A veia que temos em comum, e que a peça “Conta-me Outros Fados” conta, canta e dança».

O espetáculo possui a chancela da Tavira Ilimitada – Movimento Cívico contra o Racismo e a Xenofobia e Do one Thing for Diversity and Inclusion, da UNESCO, promovendo the World Day for Cultural Diversity for Dialogue and Development.

As representações do espectáculo previstas para os próximos dias integram a programação do «Verão em Tavira», promovida pela Câmara Municipal desta cidade algarvia.

Criação Coletiva
Ideia original Tela Leão | Direção e Dramaturgia Pedro Ramos e Tela Leão | Interpretação Adriana Castro, Catarina Viegas, Helder Viegas e Pedro Ramos | Produção Pedro Nascimento | Luz, Som e Operação Técnica Valter Alves | Figurino de cantora Bruno Guerra, confeção de Mª Luísa Fernandes.

Reservas (reservations): 967 779 122 ou alteatro.c@gmail.com.
Lugares Limitados. Limited seats:
Normal – 8 euros
Desconto para M/65, estudantes e hóspedes do Hotel Vila Galé Tavira e Albacora – 4 euros

As reservas de bilhetes devem ser levantadas 30 min antes do espetáculo.

sulinformacao

Também poderá gostar

Janeiras em Portimão

Portimão vai cantar as Janeiras e não faltará bolo rei e jeropiga

As Janeiras vão soar na alameda da Praça da República, em Portimão, no sábado,

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Low Tech Groove

Low Tech Groove atuam no Cantaloupe Café de Olhão

O quarteto Low Tech Groove vai atuar no domingo, dia 7 de Janeiro, às