A peça “Crisíadas – para pior antes assim”, da companhia Al Teatro, vai ser levada à cena nos dias 24 de abril, às 19h00, 25 e 26, às 21h30, e ainda dia 27, às 16h30, sempre no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.
Integrada nas comemorações dos 40 anos do 25 de abril, a peça é uma “nova epopeia” que recorda “Os Lusíadas”.
Diz a sinopse que «Portugal viveu uma época áurea e gloriosa quando criou a primeira aldeia global e a primeira world wide web comercial e de conhecimento. Por isso Camões resolveu descrever essa grande epopeia portuguesa n’Os Lusíadas. Mas, excetuando esse período, Portugal tem vivido, quase ininterruptamente desde a sua criação, num recorrente estado de crise social, política e económica. Bastante agravado neste início de séc. XXI. Por isso resolvemos descrever esta grandessíssima epopeia portuguesa atual nas Crisíadas».
A peça é descrita como «uma espécie de Café-teatro Cómico Cabareteiro com Canções, cheio de Crítica, social e política, concebido em Criação Coletiva» e nela se fala dos costumes e características dos portugueses, da «nossa autocomiseração e saudade, do eterno sebastianismo e do desenrasca, dos nossos sonhos e esperança na mudança, da nossa cultura do sul, do sol, do calor, da festa».
A peça é para maiores de 12 anos e tem a duração aproximada de 70 minutos. Os bilhetes poderão ser adquiridos no Teatro Mascarenhas Gregório, uma hora antes de espetáculo se iniciar, não tendo valor nominal. Será o público a atribuir o donativo que entender, valor que contribuirá para a dinamização cultural da companhia de teatro algarvia.
Esta será a 23ª produção da companhia Al Teatro, que conta com:
Dramaturgia e Direção: Pedro Ramos;
Interpretação: Fábio Moreira, Pedro Ramos, Telma Saião;
Participação Especial: Ana Carrasco, André Pedro Roussel, Fátima Mestre, Helena Ávila, Manuel João Saião, Rita Tubal Afonso, Rui Ramos, Samuel Saião, Susana Romão;
Videoplastia: Pedro Frazão;
Coreografia: Susana Romão;
Operação Técnica: Vânia Silva;
Dispositivo Cénico, Adereços, Figurinos, Luz, Som, Fotografia, Cartaz Coletivo;
com apoio de Ana Carrasco, Ana Marta Piroleira, Paulo Troncão;
Agradecimentos: Sandra Serra, Sara Romão;
Apoios: Direção Regional de Cultura do Algarve, BAAL17, Pompom Associação.