A Câmara Municipal de Albufeira concluiu as empreitadas de construção dos sistemas de saneamento básico, nas zonas de Fontainhas, Vale da Ursa e Tavagueira.
Os mais de 1200 munícipes beneficiados são agora servidos por redes de recolha de águas residuais, passando a deixar de utilizar as fossas séticas.
O Município realizou, no último ano, obras de construção de dois sistemas de drenagem de águas residuais domésticas, nas Fontainhas, na freguesia de Ferreiras, e em Vale da Ursa e Tavagueira, na freguesia da Guia.
As habitações nestes locais que ainda utilizavam fossas séticas, passaram a ser servidas por um novo sistema, que permite a drenagem das águas residuais para tratamento.
O vereador do pelouro, Carlos Quintino, explica que “em Fontainhas, o sistema é composto por duas bacias de coletores gravíticos que drenam para a estação elevatória construída nessa zona, sendo esses efluentes depois conduzidos para a ETAR de Ferreiras. Na freguesia da Guia, a obra implicou a construção de duas estações elevatórias, uma na Tavagueira e outra em Vale da Ursa, para onde são drenadas as águas residuais, que dali são elevadas para a ETAR da Guia, para tratamento. Duas obras a pensar na melhoria da qualidade de vida das pessoas”.
Orçadas num total que ascende a 1,5 milhões de euros, estas intervenções vêm beneficiar 1265 habitantes.
Os munícipes abrangidos devem dirigir-se aos serviços de atendimento ao público da Câmara Municipal para efetuarem o pedido de ligação às novas redes, fazendo–se acompanhar do cartão de cidadão e do documento de posse do prédio urbano.
As obras em números: Fontainhas Vale da Ursa e Tavagueira
Investimento: € 372.419,82 € 893.463,78
Munícipes beneficiados: 620 645
Extensão rede drenagem: 2023 m 8170 m
Prazo Execução: 240 dias 540 dias