O Centro de Bem-Estar Animal de Albufeira foi o projeto vencedor da votação do Orçamento Participativo para 2015, tendo recebido 34% do número total de votos.
Os resultados da votação do primeiro OP de Albufeira foram apresentados ontem à noite, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Albufeira, tendo, na assistência, elementos do Executivo, presidentes das Juntas de Freguesia, equipa técnica do OP e os munícipes que foram proponentes dos diversos projetos.
O balanço da iniciativa foi apresentado pela coordenadora do OP Ana Pífaro, que é também adjunta do presidente.
O Centro de Bem-estar Animal de Albufeira vai localizar-se junto ao Estaleiro Municipal, em Vale Pedras, onde atualmente já existe uma pequena instalação para recolha de animais.
O terreno onde vai ser construído é pertença do Município, dispõe de bons acessos, algumas infraestruturas e tem segurança permanente, o que facilitou muito a escolha da localização.
Quanto ao edifício vai ter valências de receção, atendimento permanente, sala de cirurgia, espaço para gatil e arrumos. No exterior vão ser construídas 10 boxes que vão fazer a interligação com uma zona destinada a treino e lazer animal.
Durante a sua intervenção, o presidente da Câmara sublinhou que a experiência está a ser muito positiva. “ Foi aprovado um projeto que é extremamente importante para o concelho e simultaneamente recolhemos muitas sugestões que correspondem a necessidades sentidas pelos munícipes”.
Carlos Silva e Sousa referiu que, apesar do orçamento destinado ao OP ser apenas de 60 mil euros, este valor representa cerca de 20% do valor total do Investimento contemplado no Orçamento do Município para o ano de 2014.
O autarca deixou a promessa que o OP é para continuar e que a verba a afetar para este efeito será aumentada gradualmente. “O OP constitui um desafio muito importante, uma vez que corresponde a uma maior transparência na gestão municipal, ao mesmo tempo que aproxima os munícipes dos decisores políticos através da sua participação ativa na tomada de decisões”.
O presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, por sua vez, afirmou que todo o processo do OP corresponde ao pleno exercício da democracia e da cidadania, através da aprovação de projetos que decorrem dos interesses da própria população.
“A adesão foi ótima, a votação significativa. Conseguimos mobilizar a população para uma ação pioneira em Albufeira. O OP vale por ser a primeira vez que se realiza no nosso concelho e vale pelo resultado alcançado graças à participação da população” afirmou Paulo Freitas.
Orçamento Participativo
BILHETE DE IDENTIDADE
| Subscrição da Carta de Compromisso
| Definição do Tema
| Aprovação do valor de investimento
| Aprovação da Equipa Técnica
| Constituição da Bolsa de Facilitadores
| Definição da Estratégia de Comunicação
| Realização de Sessões Públicas de Participação
>>150 Participantes
>>60 Proponentes/ 60 Propostas Apresentadas
>>20 Propostas Finais Aprovadas
>>16 Projetos
>>Avaliação Técnica
|Votação
3 Formas de Votação
9 Locais de Votação
16 Linhas Telefónicas
16 Códigos SMS
2284 Votos (506 SMS, 1372 Chamadas Telefónicas, 406 Votos Presenciais)