Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Alcoutim_feriado_1O novo edifício sede da Câmara Municipal de Alcoutim foi inaugurado na passada sexta-feira, 12 de setembro, pelo secretário de Estado da Administração Local, no âmbito das Comemorações do Dia do Município.

Ao ato inaugural, que contou com a presença de diversas personalidades locais e regionais, seguiu-se a sessão solene, no salão nobre da Câmara Municipal, durante a qual foram atribuídas medalhas municipais de mérito a algumas entidades que se notabilizaram pela prestação de serviços relevantes para o concelho.

O secretário de Estado António Leitão Amaro destacou o facto de “se tratar de uma remodelação de um edifício centenário”, que, agora reabilitado, se devolve ao centro da vila de Alcoutim para novamente acolher a maioria dos serviços camarários e “de ter sido uma obra feita com contas equilibradas, num município com contas equilibradas”.

Alcoutim_feriado_2A intervenção custou 600.498,30 euros, acrescidos de IVA, sendo comparticipada pela Administração Central no montante de 230.341,96 euros.

Teve como principal preocupação a manutenção da fachada e traça original do antigo edifício que, remontando ao século XIX, era exemplo de uma arquitetura de cariz típico, com janelas de sacada e gradeamentos de ferro forjado.

Reconhecendo que “Portugal é um país demasiado centralista” e que “foram muitas as opções que levaram a que este movimento de perda de coesão territorial se gerasse”, o governante elogiou algumas medidas tomadas por este executivo, designadamente protocolando a criação no concelho de dois Espaços do Cidadão. “É possível trazer o Estado para mais perto apostando em novas formas de organização dos serviços”, referiu.

Expondo o seu ponto de vista sobre aquele que “deve ser o caminho para a coesão territorial, para que as pessoas se fixem num território do interior como Alcoutim”, António Leitão Amaro realçou a aposta da autarquia “no desenvolvimento económico, na criação de oportunidades de empreendedorismo, na atração ao investimento e ao turismo com base nos produtos da terra, nos recursos arquitetónicos, culturais e naturais”.

Alcoutim_feriado_3Num discurso onde focou as principais medidas tomadas ao longo dos onze meses de mandato à frente do executivo municipal, e fazendo um balanço positivo, o presidente da Câmara Osvaldo dos Santos Gonçalves afirmou-se convicto de estar “a iniciar viagem no rumo certo”.

“Estamos a traçar um caminho de desenvolvimento, alicerçado na sustentabilidade do território e na potencialização dos nossos recursos”, referiu.

“Temos a consciência profunda de que não estamos a trilhar um caminho fácil, e de que, diariamente, pagamos o preço da interioridade, fruto de anos de políticas desajustadas às necessidades das populações e que, esperamos, possam vir a ser alteradas e corrigidas, pois o desenvolvimento do território assim o exige”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Alcoutim.

O autarca aproveitou ainda para comunicar ao secretário de Estado os anseios de um município de interior como Alcoutim, “o que desejamos, de imediato, não são políticas de descriminação positiva, o que pretendemos é a concretização de uma verdadeira política de descentralização e desenvolvimento, integrada e inclusiva, que ao mesmo tempo seja reflexo do perfil de necessidades e potencialidades de cada Município e que, cumulativamente, possibilite, aos cidadãos, igualdade de acesso a direitos e serviços públicos de qualidade”.

Alcoutim_feriado_4A sessão solene comemorativa do Dia do Município ficou ainda marcada por uma homenagem a três personalidades cuja atuação resultou em assinaláveis benefícios para o Município de Alcoutim.

Nesse sentido, foram distinguidos o engenheiro Gaspar dos Santos, com a medalha municipal de mérito de grau prata, na área da cultura e desenvolvimento, o médico Óscar da Silva Oliveira, com a medalha de mérito grau ouro, na área da saúde e intervenção social, e a título póstumo, António Miguel Ascensão Nunes, com a medalha de mérito municipal de grau ouro, na área da cultura e investigação histórica.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

PCP recomenda ao Governo que construa Ponte Internacional entre Alcoutim e Sanlúcar

O PCP recomenda ao Governo que «retome o processo de construção da Ponte Internacional

Sul Informação

Privados tiveram prioridade, mas setor público também já começou a “ir” aos fundos do Algarve 2020

Há muitos projetos de empresas que já viram aprovada a comparticipação de fundos da