Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Baja Terras de Alcoutim, quarta jornada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que se disputa este fim de semana, neste concelho do Nordeste algarvio, será marcada pela emoção, já que Miguel Barbosa, Mário Patrão, Beto Borrego e Nuno Tavares lideram os respetivos campeonatos. Ruben Faria estará presente.

A prova organizada pelo Clube Automóvel do Algarve começa com o prólogo/super especial no sábado à tarde, que será percorrido por duas vezes pelos automóveis e buggys, estando o setor seletivo reservado para domingo.

Tendo a aldeia do Pereiro como centro nevrálgico da corrida, a competição desenrola-se no domingo através de uma passagem por um troço que terá cerca de 225 quilómetros de extensão e que começa para as motos às 8 horas.

Mantendo um esquema funcional e económico, o traçado colocará à prova a destreza dos concorrentes. Terá duas partes distintas, a Oeste com terreno mais rápido e plano, e a Este com maior dureza e um percurso mais técnico, que requer um bom trabalho de navegação.

 

Favoritismo para Miguel Barbosa

Nos carros, o natural favoritismo recai sobre Miguel Barbosa, que chega ao Algarve com duas vitórias incontestáveis no Ervideira e Serras do Norte, e procura dar um importante passo na revalidação do título.

À espreita de algum desaire do pentacampeão estão os adversários dos protótipos “nacionais”. Hélder Oliveira marca presença com o BMW Proto, que já demonstrou ser rápido, e procura a dose certa de fiabilidade para vencer.

O mesmo sucede com Nuno Matos que no Opel Mokka gostaria de repetir o resultado do ano passado. Há que contar também com Pedro Grancha e com André Amaral, que pensam nos lugares do pódio.

Finalmente inscrito no CPTT, Paulo Graça aparece motivado com o segundo lugar alcançado na ronda anterior. Edgar Condenso é o favorito na T2 e César Sequeira no agrupamento T8.

 

Trio de ataque – Patrão, Maio e Ferreira

O campeão nacional Mário Patrão, aos comandos de uma Suzuki, lidera o campeonato depois de um terceiro lugar no Ervideira Rali TT, uma vitória alcançada no Raid TT a Góis e um segundo lugar no Raid TT da Ferraria.

A segunda posição é ocupada por António Maio (Yamaha) com menos cinco pontos, enquanto o terceiro classificado Luís Ferreira (KTM) regista duas vitórias, mas foi forçado a abandonar, devido a uma queda, em Góis.

Ruben Faria (KTM), que não esteve na Ferraria por estar a participar na prova do campeonato do Mundo na Sardenha, vai desta vez estar presente numa prova que se disputa na sua região.

Entre as motos da classe TT1 a liderança pertence a David Megre (KTM) piloto que venceu as três provas já disputadas. A classe TT3 é liderada por Fidelino Rino (Yamaha), piloto que soma três segundos lugares.

 

Beto Borrego super favorito nos Quads

Na competição destinada aos Quad, o campeão Beto Borrego continua imparável e venceu as três primeiras corridas.

A 2ª posição da classificação absoluta é ocupada pelo jovem Ruben Alexandre que, tal Borrego, é um piloto Yamaha e que simultaneamente lidera a categoria Stock. A 3ª posição pertence a André Mendes que se apresenta aos comandos de uma Suzuki.

Entre os candidatos aos primeiros lugares, é importante salientar o Campeão Stock 2012, Rui Cascalho (Yamaha), que com dois terceiros lugares já registados, ocupa a 5ª posição atrás de Luís Engeitado.

 

O espetáculo dos Buggy/UTV

Na jovem categoria de Buggy/UTV, foi Nuno Tavares quem venceu as duas provas iniciais, tendo o triunfo no Raid TT da Ferraria pertencido à dupla campeã nacional em 2012, João Lopes/Bruno Santos, também em Polaris.

São estes os dois primeiros classificados do nacional, à frente de outro piloto que também se apresenta aos comandos de uma destas máquinas americanas, o espanhol Robert Gallard.

Se bem que a enorme competitividade da generalidade das equipas seja um dado já adquirido uma chamada de atenção nesta Baja Terras de Alcoutim para o Rage de caixa manual que é pilotado pelo campeão 2011, Rui Serpa, para o novo Rage de António Ferreira, para o Polaris Smart de Jorge Branco para o CanAm de António Estevão e ainda João Dias piloto que em Góis alcançou um magnífico 2º lugar.

Outras informações sobre a prova em www.clubeautomovelalgarve.pt

sulinformacao

Também poderá gostar

silvia madeira odiana

Odiana tem nova diretora executiva

A Odiana – Associação para o Desenvolvimento Local do Baixo Guadiana, tem desde dia

Alcoutim_ruas_er_02

Juntas de Freguesia de Alcoutim recebem 44 mil euros da Câmara Municipal

As quatro Juntas de Freguesia do concelho de Alcoutim vão receber 44 mil euros

Alcoutim vista geral

Câmara de Alcoutim dá 19 mil euros a associações e coletividades

19 mil euros, repartidos por várias associações e coletividades, vão ser dados pela Câmara