A aldeia de Odeleite, no interior do concelho de Castro Marim, foi, durante dois dias, um presépio vivo, com uma «fiel e bela recriação do Nascimento de Jesus». Nos dias 16 e 17 de dezembro, mais de 50 figurantes trajados à época, artesãos e produtores do concelho fizeram o Presépio Vivo em Odeleite, atraindo centenas de visitantes.
Um mercadinho de Natal vendeu produtos locais, como o mel, os frutos secos e a doçaria tradicional desta época festiva, contando com as demonstrações de artes e ofícios dos artesãos.
Canções e cânticos de Natal entoaram na aldeia, a preparar o Natal que se aproxima. Por lá passaram as melodias trazidas pelo Grupo do Centro Infantil de Odeleite, o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro e o Grupo de Cantares das Janeiras de Odeleite.
Miúdos e graúdos puderam experimentar, na Casa de Odeleite, o atelier do pão, da filhó e da empanadilha, numa promoção da tradicional ementa natalícia. Os mais pequenos puderam ainda divertir-se com os passeios de burro e a “Aldeia Fantasia”, com pinturas faciais e jogos tradicionais.
A Aldeia Presépio foi uma organização da Associação Social da Freguesia de Odeleite em colaboração com os artesãos e produtores do concelho e o apoio da Junta de Freguesia de Odeleite e da Câmara Municipal de Castro Marim.
Fotos: Câmara Municipal de Castro Marim