Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

A Entidade Regional do Turismo do Alentejo está a preparar uma candidatura do Montado a Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO, tendo decorrido, esta quinta-feira, 11 de Outubro, uma reunião de trabalho preparatória, nos Paços do Concelho de Ourique. 

«O Montado é parte da nossa identidade. É fundamental para a criação do porco alentejano e para o nosso mundo rural. Tudo o que pudermos fazer para o valorizar em Portugal e no Mundo é positivo. Já temos o Cante Alentejano e os Chocalhos. Se somarmos mais marcas certificadas do nosso património, estamos a contribuir para sermos um território mais competitivo», considera Marcelo Guerreiro, presidente da Câmara de Ourique.

Esta reunião de trabalho serviu «para aprofundar aspetos da candidatura que, sendo aprovada, contribuirá para valorizar as marcas da nossa identidade, o nosso território e o nosso mundo rural», considera a autarquia alentejana.

Ourique «desenvolve, há mais de uma década, uma estratégia de afirmação da fileira do porco alentejano, que conta com uma particular atenção às questões relacionadas com o Montado, nomeadamente com as ameaças que se colocam à conservação e sustentabilidade das plantações, por via das doenças que afetam os espécimes e dos impactos das alterações climáticas», conclui a Câmara Municipal.

sulinformacao

Também poderá gostar

Abastecimento Agua Palheiros

Começaram obras de abastecimento de água à Aldeia de Palheiros

Investimento permitirá «uma melhoria substancial da qualidade da água fornecida» aos habitantes da aldeia
SA2018-semana-academica-blaya-dia9-GD6

Blaya e Virgul na XIII Feira do Porco Alentejano em Ourique

Ourique quer continuar a afirmar-se como a Capital do Porco Alentejano
Câmara de Ourique

Associações voltam a receber apoios financeiros da Câmara de Ourique

«Movimento associativo de Ourique é um pilar fundamental da comunidade»