Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

alfarrobeiraUm passeio sobre a alfarroba vai decorrer a 23 de agosto, às 9h30, na zona rural de Tavira, no âmbito do Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica.

A alfarroba, um dos frutos do pomar de sequeiro algarvio, tem sido desde sempre valorizada devido às suas aplicações e ao valor comercial.

Em tempos idos, quando a força animal era a base do trabalho agrícola, a alfarroba era particularmente útil na economia doméstica como alimento para os animais, sendo ainda usada no fabrico de aguardente e para exportação.

O fruto, mais precisamente a semente, tem, atualmente, diversos fins, nomeadamente na indústria alimentar e farmacêutica.

O passeio, realizado em época de colheita da alfarroba, visa dar a conhecer a forte expressão ecológica e económica da alfarrobeira no barrocal algarvio e alguns dos saberes ligados à sua cultura.

AlfarrobaA iniciativa será orientada por José Gago, produtor de alfarroba, e por José Filipe Guerreiro, engenheiro agrónomo, técnico da AIDA – Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba.

A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h30).

Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305).

sulinformacao

Também poderá gostar

casadasvirtudes_070 (1)

Tavira recebe o “Corpo de Hoje”

O “Corpo de Hoje” – Festival de Artes Performativas de Tavira realiza-se de 17

Sul Informação

Tavira divulga Dieta Mediterrânica na Feira do Chocalho

Tavira, enquanto comunidade representativa da Dieta Mediterrânica como Património Cultural Imaterial da Humanidade da

Sul Informação

Polícia Marítima apreende mais de 50 “páreos de praia” nos areais de Tavira

O Comando-Local da Polícia Marítima de Tavira apreendeu na segunda-feira, 17 de julho, mais