Um passeio sobre a alfarroba vai decorrer a 23 de agosto, às 9h30, na zona rural de Tavira, no âmbito do Ciclo de Passeios e Comeres da Dieta Mediterrânica.
A alfarroba, um dos frutos do pomar de sequeiro algarvio, tem sido desde sempre valorizada devido às suas aplicações e ao valor comercial.
Em tempos idos, quando a força animal era a base do trabalho agrícola, a alfarroba era particularmente útil na economia doméstica como alimento para os animais, sendo ainda usada no fabrico de aguardente e para exportação.
O fruto, mais precisamente a semente, tem, atualmente, diversos fins, nomeadamente na indústria alimentar e farmacêutica.
O passeio, realizado em época de colheita da alfarroba, visa dar a conhecer a forte expressão ecológica e económica da alfarrobeira no barrocal algarvio e alguns dos saberes ligados à sua cultura.
A iniciativa será orientada por José Gago, produtor de alfarroba, e por José Filipe Guerreiro, engenheiro agrónomo, técnico da AIDA – Associação Interprofissional para o Desenvolvimento da Produção e Valorização da Alfarroba.
A inscrição é gratuita e obrigatória e destina-se ao público em geral.
Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição (disponível em www.cm-tavira.pt) e remeter ao Serviço Educativo do Museu Municipal de Tavira, através do email museus@cm-tavira.pt ou entregar na receção do Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria (aberto de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 15h00 às 18h30).
Mais informações através do número 281 320 500 (ext. 2305).