Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Peditorio Pilhas e BateriasA Algar volta a associar-se ao peditório nacional de pilhas e baterias, que está a decorrer até dia 31 de Dezembro e cujo objetivo é apoiar o Instituto Português de Oncologia (IPO).

A empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve tem vindo a contribuir para esta causa e já ajudou o IPO a adquirir um novo aparelho de diagnóstico.

Desde 2005, a Algar «já encaminhou para reciclagem mais de 55 toneladas de pilhas e acumuladores», revelou a empresa.

«As pilhas usadas nas sociedades desenvolvidas colocam um problema que é necessário resolver. Devido ao seu pequeno tamanho, parecem inofensivas, mas representam um grave problema ambiental. São constituídas por metais pesados tóxicos, como o mercúrio, o chumbo, o cádmio, que podem ficar retidos no meio ambiente durante milhares de anos. A sua deposição descontrolada no “lixo comum” pode tornar-se por isso altamente poluidora», enquadrou a Algar.

Para ajudar o ambiente e o IPO, os algarvios são chamados a colocar estes resíduos nos Pilhões que existem em diversos pontos da região. Ao fazê-lo, «além de evitar riscos para a saúde pública, estão a permitir a reciclagem de materiais (ferro, óxidos de zinco, manganês e carbono), sem que seja necessário retirá-los da natureza, preservando assim os recursos naturais».

O peditório nacional de pilhas e baterias é promovido pela Ecopilhas, a sociedade gestora desta fileira de resíduos, e vai para a sua 7ª edição. Na recolha de 2014, a entidade «recolheu mais de 4 milhões de pilhas e baterias usadas em todo o país, permitindo assim doar ao IPO dois aparelhos de tratamento para doentes oncológicos: uma Gama Sonda Portátil para Gânglio Sentinela e um Dermatomo».

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

E que tal dar um passeio de sidecar e depois mergulhar do céu em paraquedas?

Já pensou em fazer um passeio de moto com sidecar e depois dar um

Sul Informação

Empresas algarvias desafiadas a encontrar inovação em si mesmas

Cerca de 260 empresas algarvias, de todos os concelhos da região, foram desafiadas a