Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

ecopontoA empresa ALGAR lançou uma campanha especialmente orientada a bares, cafés e restaurantes, para tornar mais eficiente a recolha de embalagens de vidro.

A iniciativa «Vidra-te em mim» visa garantir o correto encaminhamento das embalagens de vidro produzidas durante o período de verão do Algarve nos estabelecimentos comerciais canal Horeca (Hotelaria, Restauração e Cafetaria).

Para incentivar os estabelecimentos comerciais a entrega das embalagens, «serão disponibilizados para o canal Horeca novos ecopontos na via pública, com sistema de baldeamento assistido, disponibilizando-se assim uma maior capacidade de deposição». A ação vai iniciar nos concelhos de Silves e Lagos, «devendo alargar-se posteriormente a toda a região», acrescentou a empresa responsável pela gestão de resíduos no Algarve.

«O projeto pretende promover o desvio dos recicláveis provenientes do comércio e serviços da eventual deposição em aterro, aumentar as quantidades de embalagens recicladas recolhidas, melhorar a qualidade desse material e eliminar a má prática (ambiental e social) da sua deposição à volta dos ecopontos existentes na via pública», explicou a empresa.

«A ALGAR recolhe todos os anos cerca de 12 mil toneladas de vidro nos ecopontos do Algarve que encaminha para reciclagem. Mas, de acordo com a caraterização de resíduos sólidos, 16 mil toneladas destes resíduos de embalagens são colocados incorretamente nos contentores dos resíduos indiferenciados e têm como destino final o aterro sanitário, não sendo por isso reciclados e valorizados ambientalmente», ilustrou.

Esta campanha pretende desviar parte desses resíduos que vão parar ao lixo para os devidos circuitos de reciclagem e reutilização.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Arraial solidário vai angariar fundos para a Refood Algoz-Tunes

Um arraial solidário, com o objetivo de angariar fundos para a Refood Algoz-Tunes, realiza-se

Sul Informação

“Ponto Azul” regressa a Armação de Pêra

A loja “Ponto Azul”, que quer ser um polo de educação ambiental, está a