A Algar SA, empresa responsável pelo Sistema Multimunicipal de Valorização e Tratamento dos Resíduos Sólidos do Algarve, pôs em prática uma nova estratégia definida para a época balnear deste Verão.
Para isso, a empresa recorreu à subcontratação do serviço de recolha de ecopontos para os Municípios de Lagos e Albufeira.
Segundo a Algar, esta é uma forma de garantir que «haverá um reforço das equipas de recolha seletiva, o que permitirá manter a qualidade dos serviços prestados».
A necessidade de alargar as equipas nestes dois concelhos prende-se, acrescenta a empresa, com o facto de «serem os concelhos com maior afluência turística durante os meses de Verão, e onde se verifica o maior enchimento dos ecopontos durante este período».
A Algar salienta, porém, que a «colaboração dos cidadãos e das autarquias é fundamental para o sucesso da estratégia adotada», pois «se os comportamentos incorretos se mantiverem, de pouco servirão as medidas agora adotadas».
Sublinha assim que «é muito importante que os cidadãos tenham consciência que os carros indevidamente estacionados em frente aos equipamentos de deposição seletiva tornam impossível o nosso trabalho de recolha dos resíduos de embalagens que são depositados nos ecopontos».
Para combater este problema, e para sensibilizar os condutores, a Algar desenvolveu um folheto bilingue, em português e inglês, que será colocado em todos os veículos mal estacionados, «alertando-os para o inconveniente e transtorno da situação».