O turismo do Algarve teve crescimentos «na ordem dos 20 por cento na generalidade dos indicadores», nos primeiros quatro meses do ano, tendo registado mais 500 mil dormidas entre Janeiro a Abril, em relação ao mesmo período de 2015.
Os números foram avançados esta sexta-feira, em Faro, pela secretária de Estado do Turismo Ana Mendes Godinho, como forma de justificar as elevadas expectativas que diz ter para o atual ano turístico.
«Só isso demonstra o grande crescimento que vamos ter em termos de procura. Estamos todos preparados e é uma questão de garantir que conseguimos fidelizar estes clientes, de modo a que fiquem viciados no nosso destino», disse, à margem da sessão de apresentação do programa «Verão Seguro 2016».
«As previsões são bastantes positivas durante o resto do ano, nomeadamente o feedback que temos dos operadores, em termos de procura. Temos perspetiva de crescimento de dois dígitos na procura turística, em todo o país. No caso do Algarve, os indicadores dos primeiros meses apontam para crescimentos na ordem dos 20 por cento entre Janeiro e Abril, o que é muito bom, principalmente na época baixa. Isso mostra que estamos a conseguir atenuar os efeitos da sazonalidade», considerou Ana Mendes Godinho.
A secretária de Estado garantiu ainda que já se está a preparar o próximo ano. «Estamos a trabalhar muito ativamente com os agentes regionais, no sentido de criar fatores de atração diferentes, no Algarve. Estamos a apostar na estruturação de produtos de turismo de natureza, cycling, walking e num programa de animação cultural ao longo de todo o ano», revelou.