A velha máxima «a união faz a força» também pode ser aplicada no Turismo e a nível transfronteiriço. A Região de Turismo do Algarve e o Turismo da Província – delegação – de Sevilha renovaram esta sexta-feira, 4 de Julho, o acordo que visa a promoção do Algarve em Sevilha e de Sevilha no Algarve, numa cerimónia que teve lugar na sede da Região de Turismo do Algarve, em Faro.
Apesar de serem, até certo ponto, destinos concorrentes, o Algarve e a Andaluzia procuram, com esta parceria vigente desde 2012, ganhar escala e fazer, entre ambos, melhores negócios.
«Falamos da competitividade dos mercados, temos de ser competitivos, mas conseguimos também fazer entendimentos. Não me incomoda que os turistas que estejam sete dias no Algarve passem um ou dois dias em Sevilha e vice-versa. É preciso valorizar os produtos e, esta troca de experiências, ideias e conhecimentos de um lado e do outro só reforça os destinos turísticos de ambas as regiões», ilustrou, durante a renovação do protocolo, o presidente da RTA Desidério Silva.
Este acordo permitiu que a entidade responsável pela promoção interna do Turismo algarvio tenha estado o mês passado em Sevilha, a mostrar o que o Algarve tem para oferecer.
Agora, foi a vez de Sevilha promover os seus produtos turísticos, em solo algarvio. O Turismo de Sevilha teve um stand com informação sobre as diferentes atrações turísticas sevilhanas instalado no jardim Manuel Bivar, em Faro, nos dias 4 e 5 de Julho, seguindo depois para Marina de Portimão, ontem, domingo.
O turismo equestre, a rota dos castelos que propõe uma visita a um vasto património recuperado, o território touro, que promove as tradições ligadas aos touros bravos, as férias em família, a cultura, o vinho e gastronomia sevilhanas foram algumas das propostas apresentadas.
Esta promoção de Sevilha no Algarve é importante para aquela região de Espanha, «tendo em conta as 120 mil dormidas de portugueses registadas anualmente naquele destino», frisou a vice-presidente do Turismo da Província – delegação – de Sevilha Juana Carmona Gonzalez.
Para esta responsável, o acordo cimentado, por um lado, «potencia o intercâmbio empresarial, (…) através da ampliação dos contactos comerciais. tornando os negócios dos empresários mais visíveis» e, por outro, traduz-se num «aumento de turistas que pode beneficiar o turismo de Sevilha e o turismo do Algarve».
Durante a cerimónia, que juntou empresários de ambas as regiões, agências de viagens e comunicação social, foi também anunciado que o III encontro Luso-Andaluz de empresas, que se realizará em Sevilha no último trimestre de 2014, terá uma novidade: a introdução de um país convidado que, este ano, é Marrocos.