Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Mostra turismo_Algarve Nature Week_9A 1ª Mostra de Turismo de Natureza da Algarve Nature Week atraiu cerca de seis mil pessoas ao Parque Ribeirinho de Faro, entre sexta e domingo.

Ao longo dos três dias do evento, foram muitos os que aceitaram o convite de empresas e entidades, para experimentar as atividades que a região tem para oferecer, ligadas aos recursos endógenos e ao património natural do Algarve.

Números que justificam a reedição do evento, já em 2016. No encerramento da mostra, este domingo, o presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA) Desidério Silva anunciou que, para o ano, o evento vai decorrer no concelho de Loulé.

Para já, não há ainda data definida nem foi revelado, oficialmente, o local exacto onde esta feira de promoção da oferta turística ligada à natureza terá lugar. Mas, segundo garantiu Desidério Silva ao Sul Informação, será realizada, «fora da época alta, no período entre o final do Inverno e início da Primavera», já que o intuito é que esta feira e os produtos que apresenta «sejam uma mais-valia para combater a sazonalidade»

Desidério Silva a encerrar a Algarve Nature WeekO responsável máximo pelo Turismo do Algarve, que organizou o evento em parceria com entidades públicas e privadas algarvias, não hesitou em fazer «um balanço excecional» da Mostra de Turismo da Natureza. «Foi o primeiro ano e conseguimos proporcionar mais de 130 experiências, oferecidas pelas entidades e cerca de 24 empresas presentes. Pelo que apurei, os agentes ficaram, globalmente, satisfeitos com a mostra», referiu.

Para Desidério Silva, o que de melhor saiu desta feira foi o reforço da relação entre os diversos agentes que trabalham na área. «Cada vez mais se nota que as entidades vão trabalhando juntas, o que não acontecia muitas vezes antes. Houve empresas que reforçaram laços e que começaram a pensar em ofertas conjuntas, que se complementam. Julgo que aumentou a relação de confiança entre os parceiros», considerou.

Outro objetivo cumprido foi, para o presidente da RTA, o de promoção deste nicho de mercado. «Foi uma pedrada no charco. Temos feito muitas ações e procurado divulgar o que se faz na região, nesta área. Com esta mostra, demonstrámos o potencial enorme que o Turismo de Natureza tem e o contributo que pode dar para esbater a sazonalidade», disse.

Mostra turismo_Algarve Nature Week_6Nos três dias da mostra, que foi o evento final da Algarve Nature Week, que teve vários momentos, em diferentes pontos da região, entre 11 e 19 de Abril, o clima até ajudou. Mas o Sol e as temperaturas amenas não são fundamentais, para muitas das atividades que foram divulgadas, no Parque Ribeirinho de Faro.

Exemplos são a observação de aves, os passeios de burro, a cavalo, de barco, de bicicleta e a pé, e o descobrir dos segredos naturais do Algarve, atividades que podem  realizar-se em qualquer altura do ano. Se a isto juntarmos os produtos artesanais e os saberes e sabores típicos da região, ficamos com um vasto cardápio de experiências.

A preparação de mais uma Algarve Nature Week e respetiva Mostra de Turismo de Natureza vai começar já. «Vamos reunir-nos com os nossos parceiros e recolher sugestões de quem participou. Vamos manter aquilo que houve de bom e corrigir o que, eventualmente, tenha corrido menos bem», assegurou Desidério Silva.

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Órgãos Antigos a Sul José Carlos Araújo

Ciclo “Órgãos Antigos a Sul” leva música barroca francesa à Igreja do Carmo

O ciclo “Órgãos Antigos a Sul” vai ter mais uma sessão no sábado, dia

Sul Informação

Moçoilas querem dar música às histórias de vida que recolhem na serra algarvia

Há histórias de vida das gentes da serra algarvia que não são contadas em

Sul Informação

Marcos do Urbanismo em Faro vão estar em exposição no Museu Municipal

A exposição “Faro, marcos de urbanismo”, que vai dar a conhecer os principais momentos