O Algarve vai passar a ter acesso privilegiado a espaços públicos da região de Sevilha para promover o turismo algarvio, em troca de igual possibilidade para a província espanhola, no seguimento de um protocolo assinado em Espanha entre o Turismo do Algarve e Diputacion Provincial (equivalente à CCDR) de Sevilha, no dia 10 de junho, e ratificado na quarta-feira, em Faro.
Em ambos os casos, estiveram associadas às sessões ações de promoção do Algarve e Sevilha, respetivamente. Uma parceria que pretende aprofundar a promoção do Algarve naquela província espanhola, onde vivem cerca de 2 milhões de pessoas.
«Este protocolo permite afirmar várias áreas de trabalho entre as duas regiões. Obviamente, tem a ver com a nossa vontade de dar a conhecer o Algarve em toda a região de Sevilha», revelou, à margem da sessão de hoje, o presidente da Entidade regional de Turismo do Algarve Desidério Silva.
A base deste acordo é a aposta num turismo de proximidade, que até faz mais sentido numa época de crise, que se espera que traga «mais turistas, mais receitas e menos desemprego».
«Há aqui uma capacidade de oferta na região que temos de valorizar muito mais. Há coisas para além do Sol e Praia que são fantásticas. Passam pelo Turismo de Natureza, de Saúde, Náutico, de Negócios, pela nossa gastronomia, pela cultura e tradições. Esta nossa identidade, que preciso preservar e reforçar», considerou.
Na prática, este acordo vai permitir que o Turismo do Algarve vá a Sevilha promover-se «junto dos agentes de viagens, dos operadores, na praça pública, com ações de promoção direta com os turistas que visitam Sevilha», explicou.
«É óbvio que isso também abre as portas para que Sevilha faça o mesmo em qualquer espaço público deste nosso Algarve», acrescentou Desidério Silva, que considerou que «é uma parceria que funciona nos dois sentidos e ambas as regiões têm a ganhar».
Uma ideia reforçada pela representante da Diputacion Provincial sevilhana, que não escondeu que aquela região espanhola espera conseguir convencer não apenas os turistas que visitam a região, mas também os algarvios a dar um salto ao país vizinho.
Sevilha, apresentou na ocasião a sua oferta, estruturada ao nível do turismo cultural, de natureza e patrimonial, mas também em torno dos congressos, da gastronomia e das tradições, nomeadamente a tauromáquica e equestre.
Além desta possibilidade de se promover junto de turistas que visitam uma região próxima, Algarve e Sevilha também querem aproveitar esta oportunidade para ganhar escala e «chegar a novos mercados».
«Um turista pode vir ao Algarve e dar um salto a Sevilha ou vir de lá durante uns dias. Portanto, fazer este pacote turístico que liga uma e outra região. Acho que o futuro passa por aí. Já não se trata de passar o tempo todo num hotel. As coisas estão a mudar, as respostas têm de ser rápidas e temos de ter capacidade de transmitir o que temos», considerou o presidente da ERTA.
Este tipo de acordos com províncias espanholas não vai ficar por aqui. «Amanhã vou assinar um protocolo com Pontevedra e em setembro, está previsto fazer o mesmo com a província de Badajoz, na região da Extremadura», revelou Desidério Silva.