Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

tarde_arabe_cartaz-PT.jpg-smallUma visita guiada ao Rîbat da Arrifana, um concerto com Eduardo Ramos no Castelo de Aljezur, e ainda petiscos árabes e projeção de um filme, em colaboração com a Tertúlia, no âmbito do projeto “Conversas sobre Cinema”, são as atividades previstas para a Tarde Árabe, que terá lugar no domingo, 26 de Junho, em Aljezur.

O objetivo é angariar fundos para ajudar o Jardim de Infância Alwan, uma pequena escola situada em Idlib, na Síria (a 86 quilómetros de Aleppo e 40 quilómetros da fronteira turca) e que acolhe crianças deslocadas pela guerra para garantir alguma dignidade e normalidade. Trata-se de uma iniciativa da responsabilidade dos promotores da Campanha “Algarve pela Vida”.

«Após a chegada do nosso contentor a Lesbos, junto dos nossos parceiros RefuGEN e PIKPA Village, fomos contactados pelo grupo “A Solidariedade Não Conhece Fronteiras” para colaborarmos no esforço de ajuda ao Jardim de Infância Alwan», explicam.

Abdo Morie, 27 anos, é o diretor e tem neste momento a seu cargo mais de 100 alunos, entre 1 e 6 anos de idade, «crianças vítimas de uma guerra atroz e implacável». Toda a equipa de sete professores e funcionários «trabalha em regime de voluntariado há mais de um ano e, como facilmente se pode imaginar, enfrentam um cenário permanente de insegurança e lacunas constantes dos bens mais básicos».

«Mal confirmámos todas as despesas relativas ao transporte do contentor para Lesbos, decidimos com rapidez fazer um donativo para a Alwan com as verbas restantes da campanha que totalizaram o valor de 400 euros. Concordámos então em iniciar uma nova campanha de angariação de fundos monetários para ajudar a Alwan até finais de junho», explica ainda a Campanha “Algarve pela Vida”, que assim entra numa nova fase para dinamizar a angariação de fundos e igualmente promover o diálogo e conhecimento sobre a Cultura Islâmica.

campanha jardim infância SíriaA Tarde Árabe que terá lugar no próximo domingo, em Aljezur, tem uma «abordagem criadora de empatia, face à tragédia dos refugiados Sírios». «Consideramos importante não só a criação de empatia, junto dos cidadãos portugueses, para com o drama dos refugiados e da população síria que vive em estado de guerra, mas também envolver as instituições e associações neste esforço de proximidade intercultural», acrescentam os responsáveis pela campanha.

Uma vez mais, a Campanha “Algarve pela Vida” conta com a «colaboração voluntariosa» da Cruz Vermelha de Lagos, que voltou a disponibilizar a sua conta bancária para receber e movimentar os donativos, bem como inúmeras parcerias institucionais, entre as quais se destacam a Delegação Regional da Cultura do Algarve, a Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, a Câmara Municipal de Aljezur e Bombeiros Voluntários de Aljezur.

 

Programa:
17h00 – Visita guiada ao Rîbat da Arrifana
18h30 – Concerto com Eduardo Ramos no Castelo de Aljezur
20h30 – Petiscos Árabes e projeção de filme, em colaboração com a Tertúlia, no âmbito do projeto “Conversas sobre Cinema”

 

Dados bancários para os donativos:
Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Lagos
Mencionar: Campanha Algarve pela Vida Escola Alwan Síria
NIB – 0035 0387 0040450630 04
IBAN – PT50 0035 0387 0040450630 04
BIC/SWIFT: CGDIPTLP

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Estudo sobre o surf como produto turístico em Aljezur vai ser apresentado

O estudo “Produto Turístico Surf no Município de Aljezur” é apresentado no dia 4

Sul Informação

Polícia Marítima de Lagos inspeciona 10 escolas de surf

O Comando-local da Polícia Marítima de Lagos realizou, no dia 21 de Junho, uma

Sul Informação

Vegetação à volta de Aljezur será cortada para diminuir «o material combustível»

A vegetação abundante, em quatro áreas envolventes ao Castelo de Aljezur e à própria