Manuela Campos Xavier, de Faro, venceu o prémio «PortoJóia Design», certame dedicado a alunos das escolas de joalharia de todo país e da Galiza, que se realiza anualmente na Exponor, em Matosinhos, no Porto.
A jovem é aluna da escola de joalharia «Pontos Iguais», que funciona na Baixa de Faro há 14 meses e deu formação a 12 estudantes no passado ano letivo.
O trabalho que lhe valeu o 1º lugar no prémio «PortoJóia Design 2014» foi um conjunto para uso masculino, composto por laço e botões de punho em prata e cobre, usando a técnica «Marriage of Metals».
Este evento pretende «distinguir pela inovação e design peças de joalharia e ourivesaria de adorno pessoal e decorativas, originais e apresentadas pela primeira vez ao público». O tema da ediçãod e 2014, a 25ª do certame, foi «Bodas de Prata».
A jovem joalheira também irá contribuir com um trabalho para o evento Corpo Restrito, que o Foyer do Teatro das Figuras irá acolher na próxima sexta-feira. Esta é uma mostra de joalharia contemporânea de autor, promovida por Filomeno Pereira, mestre-joalheiro que é, igualmente, o fundador da «Pontos Iguais».
O trabalho dos doze alunos que receberam formação nesta escola de joalharia farense em 2013/14, incluindo o de Manuela Xavier, já haviam sido mostrados numa exposição que decorreu em julho.