Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

Reitoria da Universidade do AlgarveOs alunos da Universidade do Algarve vão escolher os seus novos representantes no Conselho Geral da instituição, esta sexta-feira.

Ao todo, há três listas concorrentes, duas no subsistema universitário e uma no subsistema politécnico.

Neste último caso, os elementos da lista C já têm três lugares garantidos no órgão de governação da universidade algarvia. O mesmo não acontece com as listas com as listas A e B, que disputarão entre si os outros três assentos destinados aos alunos do subsistema universitário, no Conselho Geral.

As duas listas ao subsistema são lideradas por João Gonçalves (lista A) e Nuno Lopes (lista B). A Lista C, encabeçada por Miguel Mendes, está ligada à lista B e à atual Direção Geral da Associação Académica da Universidade do Algarve.

Estas eleições, reeditam, de certa forma, o embate que aconteceu em dezembro passado, nas eleições dos órgãos sociais da AAUAlg. A lista encabeçada por João Gonçalves integra João Durão, que disputou o cargo de presidente da Académica com Nuno Lopes, que venceu esse embate eleitoral.

Agora, o que está em causa é a representação dos estudantes no Conselho Geral, órgão que tem a última palavra a dizer, nas principais decisões tomadas no seio da universidade algarvia.

Uma das atribuições deste órgão, composto por 35 pessoas, é eleger o Reitor, mas a lista A defende que esta decisão devia ser alargada a toda a academia, através da instituição de um sistema universal de voto para a eleição da equipa reitoral.

Outra bandeira da lista A é a introdução de uma verba no Orçamento da Universidade destinada a apoiar encontros de estudantes. A ideia é promover o intercâmbio entre os alunos da UAlg e outros, nacionais ou estrangeiros, envolvendo, ainda, outras entidades, nomeadamente empresas.

As listas B e C, por seu lado, colocam como prioridade acompanhar a discussão da nova fórmula de financiamento do Ensino Superior, bem como lutar pela manutenção dos atuais valores das propinas.

 

 

 

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

CCDR articulou para intervir com 1,9 milhões no desenvolvimento do Algarve

Duas fases e cerca de 1,9 milhões de euros depois, o projeto «Articular para

Sul Informação

Inuaf de Loulé encerra até final do ano mas tem situação dos alunos «acautelada»

O Instituto Superior Dom Afonso III (Inuaf) de Loulé vai encerrar a sua atividade

Sul Informação

Encontro nacional juntou serviços desportivos universitários na UAlg em Faro

O Encontro Nacional de Serviços Desportivos Universitários 2016 realizou-se nos dias 21 e 22