O concurso para a construção do novo terminal do Aeroporto de Faro vai ser lançado em breve e já é conhecido o valor da futura obra. O Ministério da Economia publicitou nas últimas semanas o Plano de Desenvolvimento do Aeroporto de Faro – Fase 1, a cargo da empresa pública ANA Aeroportos, com uma verba associada de mais de 30 milhões de euros, que o diretor da infraestrutura aeroportuária admitiu que se destinarão à construção de uma nova aerogare.
«O concurso ainda não foi lançado e não sei prazos certos para que isso aconteça, nem quando a obra irá começar», revelou António Correia Mendes ao Sul Informação, adiantando que espera que a obra avance «o mais brevemente possível».
A intervenção a fazer é «essencialmente aquela que foi anunciada e já foi apresentada» e, apesar de não confirmar o valor da obra, disse que uma intervenção na ordem dos 30 milhões de euros no Aeroporto, como a que foi anunciada pelo Governo, «só poderá ser a da aerogare».
António Correia Mendes prefere não abrir mais o jogo, enquanto não estiver a decorrer o concurso internacional, altura em que estará definido o valor exato da obra e os respetivos prazos de execução.
No anúncio feito pelo Ministério da Economia, o Plano de Desenvolvimento do Aeroporto de Faro – Fase 1 tem associada uma verba de 30 milhões e 80 mil euros, dos quais 6 milhões e 16 mil euros são comparticipados pela União Europeia.
Este investimento foi anunciado poucas semanas antes da conclusão do processo de privatização da empresa pública, que terminou ontem, dia 17 de setembro, depois do pagamento da última parcela por parte do grupo Vinci, no valor de 1400 milhões de euros. A privatização, que foi iniciada em 2012, terá rendido aos cofres do Estado 3080 milhões de euros.
Antes deste processo, em 2009, o ministro do então Governo socialista Mário Lino anunciou um investimento de cerca de 130 milhões de euros no Aeroporto de Faro.
A primeira empreitada, que incidiu sobre os acessos e zona de estacionamento da infraestrutura aeroportuária avançou nessa altura e está já em fase de conclusão, mas ficou anunciada uma obra de maior monta para criação de uma nova aerogare, de substituição da existente, que permitisse aumentar a capacidade do Aeroporto e melhorar o serviço prestado.
Na altura, foi avançado o objetivo de aumentar a capacidade atual de 22 movimentos/hora para 30 movimentos horários, algo que também implicaria o aumento de 22 para 33 posições de estacionamento de aviões.
Previa-se ainda um aumento na capacidade de fluxo dos 2400 para 3000 passageiros/hora.
No que toca à aerogare propriamente dita, a ideia foi a de criar um aeroporto quase de raiz, com novo layout e uma zona de espaços públicos mais ampla. Nesta renovação, seria dada especial atenção à componente comercial, anunciou, na altura, a ANA Aeroportos.