Os problemas das freguesias do Algarve foram debatidos na quinta-feira, numa reunião da Associação Nacional de Freguesias (ANAFRE) que teve lugar em Portimão.
No encontro, que decorreu nas instalações da Junta de Portimão e juntou os presidentes de todas as freguesias algarvias, foram abordadas questões que afetam estas estruturas autárquicas e apresentadas algumas propostas, nomeadamente «soluções que permitam uma formação específica para as freguesias e a criação de acordos com sindicatos».
«No que diz respeito ao papel da ANAFRE, a reunião serviu para colocar algumas sugestões em cima da mesa, nomeadamente, maior apoio na definição de transferência de competências, dos municípios para as freguesias, e no acesso aos novos quadros comunitários de apoio, de maneira a que as Freguesias possam ter um maior grau de aproveitamento dos mesmos», revelou a ANAFRE, numa nota de imprensa.
Os presidentes de junta algarvios discutiram, ainda, a possível representação da ANAFRE na AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, visto tratar-se de uma questão chave».