Please ensure Javascript is enabled for purposes of website accessibility

sanatórioUma visita guiada e uma conferência estão marcadas para sexta-feira, 16 de Janeiro, no antigo Sanatório de São Brás de Alportel, hoje Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul.

Integrada nas comemorações do centenário do concelho de São Brás, a visita guiada às instalações do antigo sanatório para tuberculosos, que aproveitava os bons ares da serra algarvia, está marcada para as 17h00.

Meia hora depois, terá lugar a conferência «Sanatório Carlos Vasconcelos Porto: dos velhos arquivos aos novos dados sobre tuberculose pulmonar». Serão conferencistas Cristina Fé Santos, Ana Luísa Santos e Vítor Matos, que têm desenvolvido investigação sobre esta matéria. A entrada em ambas as iniciativas é livre.

O Sanatório Vasconcelos Porto, assim denominado em homenagem ao seu fundador e principal patrono, foi uma instituição de saúde destinada a ferroviários, localizada no concelho de São Brás de Alportel, que esteve em atividade como tal entre 1918 e 1991.

Inaugurado em 8 de Setembro de 1918, com a presença do então secretário de estado do Comércio, o Sanatório foi construído pela companhia dos Caminhos de Ferro do Estado, para albergar os funcionários e as suas famílias, que sofriam de tuberculose.

Foi instalado no Vale de Alportel, de forma a proporcionar, aos seus pacientes, um ambiente propício ao repouso e um ar menos poluído do que nos centros urbanos; chegou a deter uma elevada importância, tendo-te tornado num dos principais pólos para o tratamento das doenças respiratórias em Portugal.

O tratamento dos doentes de tuberculose fazia-se através do repouso, de alimentação cuidada, e da exposição ao ar livre; o uso de medicamentos era reduzido ao mínimo, exceto nos casos mais avançados da doença.

O complexo incluía uma galeria, coberta por vidros para proteger das condições atmosféricas, aonde os pacientes repousavam durante o dia; os quartos estavam equipados com janelas de abertura horizontal, que permitia a sua abertura durante toda a noite, podendo ser fechadas quando os doentes se deitavam e levantavam.

Atualmente, apesar de aí funcionar o Centro de Medicina Física e Reabilitação do Sul, o edifício alberga um núcleo museológico, onde se recorda a história deste edifício e se expõem alguns dos utensílios utilizados no Sanatório.

sulinformacao

Também poderá gostar

Sul Informação

Embaixadora do Reino Unido foi a São Brás de Alportel tranquilizar britânicos sobre o Brexit

A embaixadora do Reino Unido em Portugal Kirsty Isobel Hayes visitou ontem São Brás

Sul Informação

Investigação sobre saque de Faro pelos ingleses apresentada em Vila do Bispo

José António Martins vai apresentar o seu projeto de investigação “A Biblioteca do Bispo

Sul Informação

Prémio Internacional Terras sem Sombra entregue em Sines este sábado

Michael Haefliger, diretor do Festival de Lucerna, o arqueólogo sírio Khaled al-Asaad e a