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O presidente da Câmara de Olhão António Pina veio a público manifestar a sua satisfação pela adjudicação do estudo prévio para a construção da variante de Olhão à Estrada Nacional 125, anunciada ontem, dia 7 de Junho, pela Infraestruturas de Portugal.

«Esta é mais uma grande vitória deste executivo e uma das batalhas que temos vindo a travar militantemente ao longo dos últimos anos. Consideramos de importância capital para o desenvolvimento de Olhão enquanto cidade e concelho que este território disponha de uma via efetivamente alternativa à Estrada Nacional 125, que atravessa a cidade, com os consequentes constrangimentos ao tráfego automóvel e de peõe», considerou o edil olhanense.

A Variante a Olhão foi uma das obras que foi retirada dos planos, após a renegociação da concessão Rotas do Algarve Litoral, levada a cabo pelo anterior Governo. António Pina acusa o executivo de Passos Coelho de deixar a obra «cair no esquecimento», garantindo que foi «com muito esforço» que a voltou a colocar na ordem do dia.

«Foram muitos contactos, muitas reuniões, muitas horas de espera, muitas promessas que cobrámos. Foram esforços que valeram a pena, uma vez que, a breve trecho, Olhão vai dispor desta via estruturante», ilustrou o presidente da Câmara de Olhão.

A Câmara de Olhão lembra que, de acordo com a Infraestruturas de Portugal, que ficou responsável pela requalificação da EN125 entre Olhão e VRSA, «esta é uma das intervenções definidas como prioritárias a realizar na EN125, que serão executadas ao longo do troço entre Olhão e Vila Real de Santo António, tendo em vista o incremento das condições de fluidez e de segurança da circulação rodoviária e pedonal, dotando a EN125 de um elevado nível de serviço de qualidade, consentâneo com uma região de turismo de excelência como é atualmente o Algarve».

«A futura variante terá uma extensão de cerca de seis quilómetros, uma via por sentido, e aproveitará diversos troços municipais existentes. Ao longo deste traçado, serão construídas sete rotundas em articulação com a rede viária local, garantindo, deste modo, a melhoria da mobilidade urbana e da acessibilidade ao Porto de Olhão, facilitando a circulação de passageiros e mercadorias. A construção da Variante de Olhão envolve um investimento estimado em cerca de 5 milhões de euros», resumiu a autarquia.

O traçado «foi consensualizado entre a IP e a autarquia, e representa uma solução que assegurará uma forte melhoria na mobilidade e a coesão do tecido urbano».

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